Você sabe o que é Greenwashing?

Imagem: clipart.com
Nada a ver com lavar o verde ou algo parecido.
GREENWASHING é a propaganda ecológica enganosa .

Com o crescimento da preocupação em consumir produtos que gerem menos impactos ao meio ambiente, muitas empresas divulgam ações de responsabilidade socioambientais ou características mentirosas do produto com a finalidade de passar uma imagem ecologicamente responsável que não condiz com a realidade.

Pra quem não sabe, já por duas vezes nosso país ficou em segundo lugar na pesquisa Greendex 2009 e 2010, realizada pela National Geographic Society no ranking dos países mais preocupados com o consumo consciente, atrás apenas da India.

Ao mesmo tempo outra pesquisa realizada pela Market Analysis, mostrou que os produtos brasileiros são os que usam menos apelos em suas embalagens para dar ao consumidor uma falsa impressão de preocupação ambiental. Ainda assim, a prática é frequente: 90% de todos os produtos nacionais analisados pela pesquisa possuem algum tipo de apelo ecológico, a maioria deles no segmento de cosméticos e higiene pessoal.

Não estamos livres entretanto dessa prática em meio à construção civil. Para isso, é importante sabermos avaliar corretamente os produtos utilizados de maneira a identificar e distinguir os apelos ecológicos mentirosos.

Para diminuir o engano devido ao greenwashing, os pesquisadores da Market Analysis dão uma dica aos consumidores: é preciso procurar, sempre, nos rótulos dos produtos, os selos oficiais das entidades comprometidas com a responsabilidade socioambiental. Entre elas: o Procel, de economia de energia, e o FSC, que atesta os produtos que não contribuem para o desmatamento das florestas

(para saber mais, leia a reportagem Como os selos verdes podem ajudar)

Saiba como identificar quando uma empresa está mentindo sobre sua preocupação com o meio ambiente identificando os 7 sinais da propaganda ecológica enganosa:
1. Palavras Vazias - uso de termos cujo significado é obscuro geralmente em ingles como "eco-friendly"
2. Imagens sugestivas - a foto sugere um jeito impossível como flores brotando do escapamento do carro.

3. Amigos imaginários - selos que parecem os fornecidos por órgãos independentes mas não são.
4. Relativo, mas não absoluto - ser mais verde que os concorrentes pode não ser bom, se os outros forem terriveis.
5. Falta de credibilidade - o produto pode ser ecológico o que não significa que seja seguro ou saudável.

6. Linguagem hermética - vocabulario ou dados técnicos que apenas os especialistas entendem.

7. Fala mas não prova - além do discurso é preciso mostrar evidências que comprovem o que é dito.

Fonte: Planeta Sustentável



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