Cerâmicas feitas com lâmpadas fluorescentes recicladas

Paula Kasas, nossa amiga e seguidora deu a dica que eu não sabia. Como empresária envolvida com materiais de acabamento ela me falou das cerâmicas feitas a partir de lâmpadas fluorescentes recicladas. Obrigada Paula.
Imagem LEPRI
Todo arquiteto conhece a Lepri por causa das cerâmicas naturais muito utilizadas para pisos e fachadas. O que eu não sabia é que a Lepri também é a empresa pioneira e única no mercado de cerâmicas a reutilizar lâmpadas fluorescentes recicladas.

A reciclagem do vidro da lâmpada fluorescente é uma iniciativa inovadora e de muito sucesso que rendeu, após muitas pesquisas e desenvolvimentos, prêmios e reconhecimentos para a empresa.

Quando as lâmpadas fluorescentes queimam, é preciso ter muito cuidado na hora de descartá-las. Isso porque elas contém mercúrio metálico em sua composição, que contamina radicalmente o solo, os seres humanos e o meio ambiente.

Após pesquisas e desenvolvimentos, a Lepri conseguiu utilizar o vidro reciclado das lâmpadas tanto no esmalte quanto na massa de suas linhas de produtos reciclando cada vez mais resíduos que, se fossem deixados na natureza, demorariam mais de 200 anos para ser absorvidos.

A empresa recicla também cinzas provenientes da queima da lenha na formulação de esmaltes. Curiosamente, na contramão da produção de pisos e revestimentos em massa e da produção de esmaltes que são adquiridos prontos, a Lepri prepara em seu próprio laboratório, o esmalte proveniente das cinzas que compõe seu esmalte biológico. Esse conceito de produção que se opõe a padronização dos métodos de fabricação e valoriza a defesa do meio ambiente chama-se:"Slow Ceramic".

Atualmente, 90% dos produtos produzidos pela empresa são ecológicos, dentre eles estão os rústicos, as ecopastilhas, as ecocerâmicas, as ecomadeiras, e o ecoslim, revestimentos ideais que permitem aos profissionais de arquitetura e consumidores finais, concepções plásticas inusitadas de pisos e paredes para a criação de espaços exclusivos proporcionando bem estar, aconchego e personalização com preocupação do planeta.

Assista o filme da reportagem feita pela Globonews para mostrar a importância da reciclagem das lâmpadas fluorescentes e acesse o site para conhecer melhor o trabalho da Lepri.

Texto retirado do site da Lepri




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada