Calçadas de resíduos de construção - RDC
A falta de critério para a destinação do resíduo de construção e demolição - RDC é um problema que vem se agravando com o passar dos anos. O acúmulo desse resíduo vem provocando um grande impacto ao meio ambiente das grandes cidades.
O alto custo por metro quadrado dessas calçadas tem sido, porém, um ponto questionado pela população. Outro ponto é a questão da impermeabilização do solo quando computamos os quilômetros e quilômetros de área impermeabilizada que seguem rasgando as grandes áreas verdes da cidade.
A iniciativa do GDF se tornaria perfeita se na obra fosse utilizado o resíduo de construção: o custo poderia ser minimizado ao mesmo tempo em que permitiria uma melhor destinação de todo RDC que normalmente faz inchar nossos aterros sanitários.
Algumas universidades já tem desenvolvido belos trabalhos a respeito a utilização do resíduo de construção como agregado na fabricação de bloquetes intertravados para utilização em calçadas, estacionamentos, etc. Os bloquetes são uma otima opção, pois permitem a infiltração das águas pluviais, minimizando os problemas de impermeabilização do solo.
A execução das ciclovias com concreto permeável ou poroso cujo agregado seria o RDC também permite que a água das chuvas passe através dele e seja armazenada nas camadas inferiores. Apesar das restrições a esse concreto pela baixa resistência, ele é perfeitamente adequado para ciclovias, quadras esportivas e até pavimentações para tráfego leve.
Aqui em Brasília, uma grande iniciativa do Governo do DF tem
executado uma rede de ciclovias por toda a cidade. O plano é construir 600km de
faixas exclusivas para bicicletas até 2014 o que fará de Brasília não apenas a
capital nacional como ainda mundial em rede cicloviária, a frente de Paris,
Amsterdã e Copenhagem.
Além do céu azul e das grandes áreas verdes Brasília é uma
cidade plana, propícia ao ciclismo, com grandes distâncias e um transito que a
cada dia tem se tornado cada vez mais caótico. Muito bom poder fazer o trajeto
para o trabalho e a escola de bicicleta. Além de melhorar a qualidade do ar e o
trânsito da capital, o descolamento por bicicletas melhora também a saúde das
pessoas pela atividade aeróbica constante.
O alto custo por metro quadrado dessas calçadas tem sido, porém, um ponto questionado pela população. Outro ponto é a questão da impermeabilização do solo quando computamos os quilômetros e quilômetros de área impermeabilizada que seguem rasgando as grandes áreas verdes da cidade.
A iniciativa do GDF se tornaria perfeita se na obra fosse utilizado o resíduo de construção: o custo poderia ser minimizado ao mesmo tempo em que permitiria uma melhor destinação de todo RDC que normalmente faz inchar nossos aterros sanitários.
Algumas universidades já tem desenvolvido belos trabalhos a respeito a utilização do resíduo de construção como agregado na fabricação de bloquetes intertravados para utilização em calçadas, estacionamentos, etc. Os bloquetes são uma otima opção, pois permitem a infiltração das águas pluviais, minimizando os problemas de impermeabilização do solo.
A execução das ciclovias com concreto permeável ou poroso cujo agregado seria o RDC também permite que a água das chuvas passe através dele e seja armazenada nas camadas inferiores. Apesar das restrições a esse concreto pela baixa resistência, ele é perfeitamente adequado para ciclovias, quadras esportivas e até pavimentações para tráfego leve.
Comentários
Postar um comentário
Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.