Guia CBIC de Boas Práticas na Construção



A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou o Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção que vale a pena conferir.

Resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, a publicação reúne 29 experiências bem-sucedidas nas áreas de gestão empresarial, relacionamento com stakeholders, melhorias no processo construtivo, saúde e segurança do trabalhador, mão de obra na construção e desenvolvimento imobiliário urbano.

O material muito bem elaborado traz soluções práticas que podem muito bem ser aplicadas também no campo da construção pública apesar do enfoque realmente empresarial. Na seção que trata das melhorias no processo construtivo chamaram a minha atenção projetos que desenvolvem alguns itens dos quais temos constantemente falado aqui. Itens que muitas vezes podem parecer que não tem nada a ver com sustentabilidade mas que os resultados comprovam o contrário, tais como, entre outras:

1. a contratação de mão de obra feminina indicando que “a inclusão das mulheres em sua força de trabalho se mostrou uma ação acertada e extremamente favorável para os negócios”;

2. a inclusão social de detentos e egressos do sistema prisional como uma alternativa viável para suprir o déficit de mão de obra da construção, qualificando essas pessoas para o mercado de trabalho;

3. a valorização das condições de trabalho dentro do canteiro: segurança, saúde, ergonomia, etc;

4. a gestão de resíduos no canteiro;

5. a capacitação e formação de mão de obra regional, para utilização de mão de obra ociosa das populações de comunidades vizinhas.

O guia estará disponibilizado para download gratuito no site da CBIC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada