Água - Alerta Geral


A visão do primeiro homem a ver a terra do espaço, o astronauta  Yuri Gagarin em 1961 foi: “A Terra é azul”. A esfera repleta de rios e oceanos cobrindo mais de 70% de sua superfície tem se modificado com o tempo.

Parecia impossível que um dia o nosso “Planeta Água” iria sofrer tanto por falta de água conforme o recente relatório da ONU que já detecta uma crise sem precedentes na distribuição dos recursos hídricos.

A população aumenta, aumenta a indústria e o comércio, que aumenta o aquecimento global, que aumenta o nível do mar e que afeta os reservatórios de água potável.

Como faremos para interromper esse ciclo vicioso ou pelo menos aprender a neutraliza-lo com ações que preservem nosso clima, nossas florestas e consequentemente a água limpa que temos que consumir?

Essa pergunta tem que ser respondida com urgência não só com teorias, mas principalmente com AÇÕES.

Todos têm essa responsabilidade. Não apenas os governantes. Porque todos nós gastamos com irresponsabilidade os recursos que temos disponíveis.


“A população mundial não para de crescer e a agricultura precisa se expandir, a fim de produzir alimentos. Consequentemente, o consumo de água tem aumentado perigosamente. Temos que ter um cuidado muito específico com esse elemento crucial à vida humana. O esforço de todos nós é necessário para evitar que milhões de pessoas sofram com a falta de água nos próximos anos.”
Ban Ki-moon – Secretário-geral da ONU


“O problema da água é uma responsabilidade mundial. Se quisermos viver com dignidade neste planeta, precisamos preservar nossas bacias hidrográficas. Mostra-se imprescindível uma participação efetiva de toda a sociedade.”                                Irina Bokova - Diretora-geral da Unesco

Fonte: Correio Braziliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada