Poço artesiano movido a energia solar

Como parte do esforço do combate à seca no nordeste, o Exercito Brasileiro inaugurou no dia 20/09 ultimo um poço artesiano que funciona com energia solar.

O Comando Militar do Nordeste tem a meta é instalar 200 poços na região nordestina em 5 estados. Esse primeiro está localizado no Sítio Juá, município de São João do Sabugi, no Seridó do Rio Grande do Norte e irá beneficiar 32 famílias de uma comunidade rural.

Essas famílias tinham que buscar água, ainda que de má qualidade, com baldes, nas proximidades de suas casas ou aguardar o abastecimento por carros-pipa.

O poço tem 60 metros de profundidade e uma vazão de 1.000 litros de água por hora.

O sol intenso que castiga e maltrata a região agora vai servir como parceiro, fonte de energia limpa para movimentar a bomba hidráulica que joga a água para uma cisterna com capacidade de armazenar 10.000 litros de água de boa qualidade pertinho de casa.

O custo para instalação desse tipo de tecnologia é 3 vezes menor do que se tivesse que ser ligado a energia elétrica. De acordo com o Secretario do Meio Ambiente Hermeto Palmeira o custo nessa distancia, apenas para puxar a rede elétrica seria em torno de 19 mil reais enquanto que esse poço instalado ficou em torno 7 mil reais.

Prova que a tecnologia e inovação aliada a um pouco de boa vontade pode ser um importante fator econômico e social para o desenvolvimento de uma região tão carente.

Fonte: portal G1 RN


 



Comentários

  1. tem dizendo que bolsonaro mandou perfurar poços artesianos no nordeste mentira deslavada

    ResponderExcluir
  2. Esse post é de 2013... nada a ver com Bolsonaro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada