Zaha Hadid - arquitetura inovadora

Figura de destaque hoje neste blog é a arquiteta iraquiana Zaha Hadid, formada em matemática em Baghdad e em arquitetura em Londres, é a única mulher a fazer parte da galeria de notáveis que receberam o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Esse prêmio presta homenagem em vida a arquitetos cujo trabalho demonstre uma combinação de talentos ao produzir contribuições significativas para a humanidade e para o ambiente construído através da arte da arquitetura.

Sempre gosto de destacar inovações na arte de projeto. No caso dela, os projetos quebram convenções e conceitos quando propõem formas orgânicas, volumes que se entrelaçam de maneira impressionante. As curvas muitas vezes se misturam com o traço reto de maneira a surpreender o observador com o resultado cheio de leveza. Ela é um ícone não só na arquitetura, mas também no design, ganhadora de vários prêmios internacionais.

Na ocasião do prêmio Pritzker Prize (2004) o jurado Jorge Silvetti declarou: "O que ela conseguiu com sua manipulação inimitável de paredes, planos de terra e telhados, com espaços transparentes, entrelaçados e fluidos, são a prova viva de que a arquitetura como uma arte foi concebida através da imaginação. "

Seu trabalho é considerado quase sempre como desconstrutivista. Ousado e polêmico, muitas vezes provoca discussões, mas atrai, ao mesmo tempo, seguidores por todo o mundo. Eu me encaixo nos seguidores como grande admiradora da liberdade do traço que se adapta ao terreno e às possibilidades.

Vale a pena dar uma olhada no site AQUI.


Beko Masterplan - Belgrado


Centro de Arte e Cultura - China

Estação de Metro - Arábia

Museu Mediterraneo de Art Contemporanea de Nuragic

Opera House - China


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada