Mármore, Granito ou Quartzo?

Uma ótima opção para bancadas e piso é as pedras artificiais também conhecidas como quartz stones ou mármore e granitos artificiais.

São produzidas com aproximadamente 90% de matéria orgânica principalmente quartzo e sílica que resulta em um produto de boa qualidade e muita durabilidade. Sua produção é complementada com pigmentos minerais, resinas e aditivos, que garantem a uniformidade de cores e a não proliferação de fungos, mofos e bactérias.

Além de bancadas e pisos, cozinhas, banheiros e churrasqueiras, pode ser também utilizada para paredes, mesas, escritórios, banheiras, área internas e externas e até onde sua imaginação permitir.

Uma das vantagens está na resistência ao calor (sem grandes abusos) mantendo-se sempre em sua condição original. Como o quartzo está entre as quatro pedras mais duras encontradas na natureza essa mistura se torna bem resistente a riscos e a impactos, menos propensa a manchas como as de café, vinho, limão, azeite, maquiagem e outros produtos que normalmente manchariam alguns tipos de mármore e granitos. É bem fácil de limpar por ser uma superfície lisa.

Como o quartzo stone é uma pedra artificial 100% industrializada, não é retirada diretamente da natureza, evitando portanto a degradação ambiental. Além disso sua composição é livre de componentes orgânicos voláteis, ou seja, o produto é inofensivo quando está em contato com gêneros alimentícios.

Outra grande vantagem desse produto é o índice de absorção de água praticamente nulo. Enquanto a Norma ASTM C-615 estabelece que os granitos, para serem utilizados como rochas ornamentais e de revestimento, devem apresentar valor de absorção abaixo de 0,4%, a absorção do quartzo fica em torno de 0,02%. Isso significa que é menos poroso que granitos e mármores que costumam “chupar” alguns produtos principalmente óleos, gorduras e corantes que acabam formando manchas irreversíveis. Por isso é mais recomendável a utilização de quartzo em bancadas de cozinha e churrasqueira para evitar esse problema.

Os cuidados e a manutenção do mármore industrializado também são bem simples: basta utilizar diariamente pano úmido com água e detergentes a base de PH Neutro.

A variedade de cores é ampla dependendo da marca. Pode ser encontrado em cores incomuns para qualquer mármore ou granito, como por exemplo o vermelho, o azul, o amarelo, etc. As cores são bem uniformes, claro, é um produto industrializado. Alguns tipos ainda são triturados com fragmentos de vidros e espelhos, o que proporciona um efeito muito interessante de pontos de brilho como estrelas na pedra.

Infelizmente esse produto ainda não é produzido no Brasil, portanto as marcas encontradas a disposição do mercado são todas importadas, provenientes da Itália, Espanha e da China tais como as marcas Technistone, Silestone, Marmoglass, Nanoglass, etc. Por esse motivo o preço, é claro, torna-se maior que o das pedras naturais encontradas ainda em abundância no nosso país. Em torno de 3 a 4 vezes mais caro. Essa é a grande desvantagem que, na minha opinião, compensa pelos outros benefícios.

Para permitir a melhor comparação, resumimos na planilha abaixo as várias características coletadas de sites na internet. (Clique para ampliar). Atenção para o Limestone que apesar do nome parecido é uma pedra natural.








Comentários

  1. Esse material realmente é muito bom! Mas por experiencia própria, não recomendo a utilização de camadas finas, <1,5cm, em locais que possuam muito calor tais como balcões de banho-maria e fogões de uso extensivo. O material deformou-se. O próprio fabricante quando consultado disse que uma espessura maior do revestimento resolveria, mas ainda não foi testado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informação super importante. Utilizar então espessuras maiores nesses casos. Obrigada Filipe

      Excluir
  2. Particularmente gosto mais do granito, mas o mármore também fica lindo em uma residencia.

    Enfim, achei bacana as informações do artigo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. artigo muito interessante, estão de parabéns. espero que visitem minha pagina de pintura e decoração com fotos e videos de (antes e depois)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada