High Line 2 - Bem cultural e Sustentabilidade

Falando de New York, já tínhamos comentado aqui a respeito do High Line, um parque linear elevado que em 2011 teve inaugurada a sua primeira etapa da obra com 2,33km de extensão.

A ideia de reaproveitar uma estrutura metálica existente de uma antiga linha de trem urbano dos anos 30 no Meatpacking District de Manhattan valoriza a ideia da preservação do passado através do seu patrimônio cultural. Cada vez mais a sustentabilidade se aproxima da cultura como forma de perpetuação da identidade.

Agora, a terceira etapa da obra ganhará um jardim arborizado em formato circular conhecido como “Spur” mas apelidado de “ninho” localizado no cruzamento da 10th com a West 30th Street. O projeto é de James Corner e de Ric Scofidio.

A opinião da comunidade é que o ninho faz um contraste entre o desenvolvimento urbano da região e a estrutura circular que proporciona um ambiente exuberante e envolvente, com vegetação densa inserindo os visitantes na natureza.

O Spur ficou localizado em uma posição estratégica, com vista para o Hudson Yards, futuro megaempreendimento na região que circunda o parque. Essa etapa está prometida para ficar pronta até o final de 2014 mas o "ninho" deve levar mais dois anos.

Como disse antes, não há como pensar o patrimônio cultural de uma cidade sem pensar na preservação de seu passado, que vive tanto na sua paisagem natural quanto dos edifícios que trazem a memória do cotidiano antigo.

Isso me traz à mente uma recente experiência no Rio de Janeiro onde quilômetros de vigas metálicas de aço corten construídos nos anos 50 foram totalmente implodidas e desprezadas dos novos projetos de “revitalização”. Foram leiloadas e não reaproveitadas. Revitalização, como o próprio termo diz, trata-se de dar vida novamente. Temos muito a aprender, o nosso Brasil precisa se acostumar a preservar as suas memórias e o seu patrimônio cultural e acabar com essa mania de dizer que o Brasil não tem memória.

Fonte: AU Pini









Comentários

  1. Oi Ione, tudo bem? Estive recentemente visitando o High Line em Ny. É maravilhoso! Desta vez foquei em fotografar os detalhes, o mobiliário. É incrível! Adorei a foto do início com o trem e o Empire State de fundo. Concordo com você quanto a preservação da nossa memória. Estive no centro do Rio nesta semana e levei um susto: implodiram um predio eclético que existia ao lado do terreno onde fiz meu trabalho final de graduação. O prédio que projetei era todo 'amarrado' na continuidade arquitetônica da via. Eu me pergunto, como se põe abaixo um prédio eclético? Uma vergonha. Vão subir certamente uma torre altíssima, toda espelhada, de péssima qualidade arquitetônica. E assim o Rio vai deixando para trás a sua história... Grande abraço! www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada