Premio Pritzker de Arquitetura

O prêmio Pritzker de 2014 é considerado por muitos "O Nobel da Arquitetura".

O japonês Shigeru Ban ganhou esse premio em 2014. O júri reconheceu a iniciativa de Ban ao construir casas baratas, feitas de papelão e restos de madeira, como resposta criativa e de alta qualidade para situações extremas causadas por desastres naturais. Seus experimentos construindo lares temporários para ajudar pessoas em situações de calamidade como os ocorridos no Haiti, Ruanda e Japão, lhe renderam o cargo de consultor do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O que é lixo para uns pode se transformar em matéria-prima das casas de Shigeru Ban. No lugar de cimento, tijolos e areia, o arquiteto japonês usa rolos de papelão, estruturas de contêineres usados e pedaços de madeira. As estruturas de papel são revestidas por uma camada de policarbonato e fincadas em um solo de concreto bastante rígido, que as permite aguentar fortes chuvas e até tremores. A vida útil passa dos 50 anos.

“O papel é bastante durável. As estruturas são revestidas por uma camada de policarbonato e fincadas em um solo de concreto bastante rígido, que as permite aguentar fortes chuvas e até tremores. A vida útil passa dos 50 anos”, explicou, em entrevista à Revista Galileu feita no início do ano. “Madeira e papel podem resistir a terremotos onde o concreto pode ser mais facilmente destruído”, diz.

Para ele a sustentabilidade não é um conceito para acrescentar depois, mas deve ser intrínseco a todo o processo da arquitetura.

Há 30 anos Ban promove o uso de materiais renováveis e de baixo custo.
Os materiais propostos por ele podem baratear obras em até 60%. Em seu escritório, novas alternativas têm sido testadas. Ele vislumbra que esses dados possam ajudar a resolver o problema de moradia não só de vítimas de desastres, mas também de populações de baixa renda em todo o mundo. É a arquitetura fazendo seu melhor papel.

Dentre todos os ganhadores deste premio desde 1979 temos apenas 2 brasileiros: Oscar Niemeyer (claro) em 1988 e o arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha em 2006. No ano passado também foi um japonês o ganhador (Toyo Ito). Quando será que teremos um brasileiro novamente nesse ranking?

Fonte: Revista Galileu, The Pritzker Architecture Prize










Comentários

  1. Post muito bom! Tem que valorizar essas personalidades que conseguem tirar de quase nada edificações dignas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada