Complexo com torres de até 450m

Sempre me questiono a necessidade da arquitetura atual de construir edifícios cada vez mais altos expressando essa fixação por altura num afã por dizer: “temos um edificio mais alto que o seu”.

Os projetos sem sombra de dúvida são lindíssimos, procuram cada vez mais a inovação além de utilizar toda a tecnologia conhecida mas me pergunto como será a experiência de trabalhar ou morar a 400m de altura. Não sei se eu gostaria.

Será que não temos espaço suficiente neste planeta de forma que temos que concentrar as pessoas umas em cima das outras cada vez mais em direção ao céu num mesmo lugar? Me lembra aquela historia da Torre de Babel.

Uma cidade chinesa vai ganhar um complexo com dez torres com alturas que variam de 150 a 450 metros.

O projeto foi o vencedor de um concurso para o novo distrito empresarial de Haikou, no sudoeste da China, elaborado pelos arquitetos do estúdio alemão Henn Architekten.

Separados por um eixo linear, os edifícios terão o térreo integrado sobre duas esplanadas dedicadas a pedestres, porém separadas por uma avenida.

Com área construída total de 1,5 milhão de metros quadrados, o programa se distribui entre torres de diferentes tamanhos, todas com pódios que funcionarão como galerias de comércio e serviços. Além de área comercial, o maior dos edifícios abrigará um hotel.

O elemento marcante da construção é o fosso central, que separa oito das oito imensas colunas estruturais.

Em todos os prédios, o vidro é o principal elemento da fachada, garantindo integração visual entre as áreas internas e externas.

No topo dos edifícios - todos com caimento em V de cerca de 30 graus - paineis fotovoltaicos serão instalados a fim de obter parte da energia elétrica que será consumida pelos usuários.

A água tem presença constante, a fim de amenizar o microclima local.

Fonte: ArcoWeb, Henn Architekten





Comentários

  1. Oi Ione querida,
    A a mim tambem não em agrada essas alturas. Eu até adoraria morar em apto...mas no primeiro andar...acho muito bom não depender do elevador... e o interessante mesmo é a sua qustão de vaidade ...O do meu país é o maior......tem tanta coisa mais importante para um Estado se preocupar, não é mesmo?
    BJus e muita luz nesse natal !!!
    Paula KAsas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ione...concordo com teu argumento...também acho que esteticamente são lindas mas eu com toda a certeza não gostaria de viver assim tão isolada da vida da cidade.
    Aproveitando a visita deixo meus votos de um Feliz Natal e um 2012 repleto de coisas boas.
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Ione querida, Feliz Natal para você também!!
    Que no ano que vem a gente continue compartilhando coisas legais nos blogs e trocando figurinhas =)
    Um beijão, Pri

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada