Piscina no Teto

Neste projeto assinado por arquitetos canadenses do escritório Patkau a inovação tem a finalidade de trazer mais iluminação para o interior. Para isso a piscina tem fundo transparente para o piso de baixo. Literalmente: uma piscina no teto.

É numa residência de 285 m² habitada por apenas uma pessoa solteira localizada em frente ao mar de Vancouver num terreno não muito grande: 10x47m. Devido às normas locais de afastamento a planta não poderia ter mais do que 8 metros de largura.

Foi então organizada em 3 pavimentos: os espaços sociais ficaram no térreo, os particulares ou privados no pavimento superior, enquanto que uma sala de musica ficou no pavimento inferior.

Por causa da pouca largura do terreno seria difícil localizar a piscina olímpica no térreo sem prejuízo das áreas sociais de vivencia. Foi então localizada no pavimento superior, na parte lateral da casa conectada com os terraços, dormitórios e um escritório.

Para quem olha de fora a casa parece comum. O inusitado aparece quando o observador está no interior: ao passar pelo corredor do pavimento inferior, dá para enxergar o fundo da piscina. Essa solução ajuda a trazer iluminação natural para o ambiente além da própria luz que se reflete na água da piscina proporcionando lindos efeitos.

Além da piscina na área externa, a construção tem um living com paredes de vidro, que favorecem a vista para o oceano. A vista a partir da English Bay para o lado das montanhas do North Shore é linda, predomina o contorno dos prédios de Vancouver.

Por estar em uma área de risco de terremoto, a estrutura é robusta e erguida principalmente em concreto armado.

O projeto já foi premiado:
American Institute of Architects National Honor Award 2005
Governor General’s Medal 2004
Record House Selection 2002

Fonte: Revista Casa Jardim, Patkau




Comentários

  1. Ione que projeto legal!!! Isso sim é novidade, piscina com fundo de vidro!!! Beijão!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. em que lugar fica essa casa? Oo são sebastião??? acho q é aqui *-* vou fazer um desse em casa, aguardem haha

    ResponderExcluir
  3. Vancouver fica no Canada...Mas será otimo termos a primeira no Brasil. Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada