Torres de energia


Foi inaugurada recentemente na Espanha, perto da aldeia de Fuentes de Andalucía, a maior e primeira central de energia solar de concentração construída em escala comercial.

O projeto Gemasolar, um gerador de última geração pode fornecer quase 20 MW de potencia instalada, o suficiente para uma cidade de 100 mil habitantes.

Dois mil seiscentos e cinquenta grandes espelhos direcionam os raios solares para um recetor no topo de uma torre de 137 metros. Essa torre principal recebe e armazena as luzes solares que são captadas por helióstatos --instrumento que consegue projetar os raios do Sol para um único ponto fixo mesmo com o movimento de rotação da Terra.

Mesmo sem sol, a energia armazenada pode gerar eletricidade para 15 horas.

“A produção de eletricidade é mais elevada no verão que no inverno, mas é um projeto para operar durante todo o ano”, sublinhou o diretor técnico da central.

O complexo que pode fornecer 19.9MW de potência, foi inaugurado com a presença do Rei Juan Carlos de Espanha e do Príncipe Sheikh Mohammed bin zayed Al Nahyan do Abu Dhabi.

Andalucia é a primeira região da Europa em desenvolvimento de projetos comerciais de centrais termosolares. Com suas 13 centrais em funcionamento , 448 MW de potencia, já abastecem mais da metade (56%) da potencia em funcionamento de toda a Espanha equivalente a uma população de quase 150.000 famílias.

E não param por ai. Ainda estão em construção mais 10 projetos que permitirão um ganho de quase 1.000 MW em operação comercial até 2013, superando as previsões estabelecidas pelo Plano de Sustentabilidade Energética de Andaluzia para o período.
Fonte: Folha, Andaluzia10, Torresolenergy



Comentários

  1. Muito bonito. Teoricamente sustentável. Só precisa levar em consideração algumas coisas:
    - M2/MW produzido
    - área desmatada para instalação da usina
    - impacto de fabricação e descarte do material empregado nos espelhos e torre
    - etc...
    Opção interessante para desertos.
    Para toda fonte de energia tem uma contrapartida, só tem que ser avaliado caso a caso.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil e no mundo séria uma forma de usar energia limpa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada