Arquitetura de Bambu

O bambu apesar de não ser um material de construção tradicionalmente reconhecido no Brasil, é uma resposta plenamente viável na busca da habitação de baixo custo.

O material muitas vezes visto com desconfiança, não tem nada de retrógrado ou obsoleto. Segundo estudos já realizados, a sua alta resistência mecânica é comprovada assim como sua durabilidade quando submetido ao tratamento adequado.

Um dos maiores problemas do bambu como elemento estrutural é principalmente entender o desempenho de suas junções e ligações.

Outro ponto a resolver é o aprimoramento da técnica construtiva para produção em série de construções que utilizem o bambu.

Para quem ainda tem dúvidas de como o projeto com utilização do bambu pode ser interessante, deve conhecer o trabalho do arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia que leva o material às vias da perfeição criando efeitos mágicos em harmonia com a natureza.

O Dai Lai Restaurant localizado em Vinh Phuc (provincial de Hanoi) tem uma forma de meia lua totalmente rodeada de água.

Para chegar o visitante tem que passar por um caminho de pedras que parecem flutuar sobre a água para aproveitar a refeição desfrutando da paisagem sob uma enorme cobertura.
Fonte: Inhabitat






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada