O Futuro pode ser melhor

Aproveitando um tempinho livre entre as muitas viagens a serviço que tenho feito por este nosso grande país, não poderia deixar de compartilhar com vocês o vídeo de uma palestra do arquiteto polonês Daniel Liberkind. Veja aqui selecionando o idioma da legenda se quiser.

As obras desse arquiteto me impressionam muito não só pela ousadia das formas angulosas, mas também pela  maneira como interpõe o antigo e o moderno de maneira harmonica e bela.

Como ele mesmo conta, chegou a Nova York ainda adolescente num navio de imigrantes como muitos outros e a primeira coisa que viu foi a Estatua da Liberdade e o perfil dos edifícios de Manhattan.

Temos falado aqui muito a respeito de inovação. Nessa palestra ele fala a respeito de coragem para inovar, para criar espaços vibrantes e plurais. Coragem para romper com o conservadorismo que está sempre repetindo as mesmas coisas e ir em busca de soluções radicais, que demonstrem emoções, que fascinam. Criar coisas incríveis, um espaço no qual nunca entramos exceto em nossas mentes e espírito.

Aqui ele diz que a arquitetura não é muda. É sim uma estória que não pode ser contada em palavras e sim através da linguagem dos materiais brutos. É uma profissão que tem que acreditar no futuro e que o futuro pode ser melhor.

Reserve uns 20 minutinhos para ver e ouvir o que ele diz a respeito das 17 palavras que sustentam a sua ideia de arquitectura- insubmissa, arriscada, emotiva, radical - e que inspiram quem procura uma criatividade corajosa.

Fonte: Daniel Libeskind, TED







Comentários

  1. Oi Ione, só viajando né? Adorei as palavras de "criatividade corajosa", tudo a ver com a nova arquitetura, preocupada com a sustentabilidade e compromssada com as gerações futuras. Uma nova identidade da arquitetura está em plena formação e acho o máximo participarmos deste processo. Por falar nisso parece que aquele nosso projeto vai finalmente sair do papel!!! Depois te mando as cenas dos próximos capítulos!!!
    Grande beijo!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada