Tiny Houses - Casas Pequenas

Com o crescimento demográfico das cidades e o alto custo do metro quadrado construído, uma tendência crescente no mundo todo é de buscar soluções que ocupam menos espaço em função de diminuir o preço das moradias.

Foi a partir das grandes catástrofes como o Katrina, o tsunami das Filipinas, o terremoto do México, a crise financeira de 2007 onde a demanda por rapidez e baixo custo foi premissa para atender as populações com necessidades emergenciais, que surgiu o movimento “Tiny Houses Movement” (Pequenas Casas) com uma conotação muito social de viver com simplicidade em pequenos espaços.

No fundo, a aplicação da eterna lei de Mies van de Rohe na arquitetura moderna “menos por mais” impera, como alternativas de uma vida mais simples e uma opção descomplicada para os problemas habitacionais.

Essa tendência já é realidade há algum tempo no Japão onde cada espaço tem conotação de um premio.

Desta maneira, começa a surgir a preferência por moradias menores (casas ou apartamentos) mais baratas, rápidas de executar e ao mesmo tempo aconchegantes, confortáveis e que, atendendo a critérios sustentáveis, tornam-se também ecológicas.

Às vezes montadas em containers, trailers, outras vezes feitas de madeira, materiais reciclados ou pré-moldados, mas não necessariamente apertadas. Nas grandes cidades brasileiras tem surgido a preferência das construtoras por empreender os “Estudios”, pequenos apartamentos de até 30m² onde cabe de tudo. O espaço é dividido de forma inteligente para proporcionar que todas as atividades do dia a dia sejam executadas com tranquilidade sem você ficar se batendo em quinas e nem dormindo em pé. Não é essa a idéia.

Com toda certeza casas pequenas consomem menos recursos para construir ao mesmo tempo em que exigem menos tempo para manutenção e limpeza.

O programa Mais Voce desta quarta-feira dia 22 fez uma reportagem interessante sobre esse assunto que  você pode acessar aqui.

Mesmo sendo uma tendência internacional, já temos também alguns exemplos interessantes aqui no Brasil também que podem ser vistos nas fotos abaixo.

Uma experiência interessante da Suécia são as mini casas para estudantes pensadas pelo escritório de arquitetura Tengbom. Uma boa opção para as universidades que não possuem moradia estudantil. As casas tem apenas 10 metros quadrados com preços bem amigáveis, porém cada casa possui o mínimo para um ambiente confortável, agradável, propício ao estudo e ao descanso. O projeto é feito de forma sustentável em parceria com uma empresa de madeiras. A ideia poderia muito bem ser adaptada para a realidade brasileira. O que acham?


Mini Casa para estudante da Tengbom - Suécia





Mini Casa da Arq. Macy Miller sobre trailer - EUA


Casa Rio Bonito da Arq. Carla Juaçaba – Rio de Janeiro



Casa de Praia Arq. Vidal & Sant' Anna- Ubatuba - Brasil




Comentários

  1. Que lindas IOne!!! Eu moraria em uma destas fácil, fácil!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Como funciona o sistema de esgotamento sanitário numa tiny house?

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/tinyhouseFGH/
    Primeira Tiny House do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada