Calçadas de resíduos de construção - RDC

A falta de critério para a destinação do resíduo de construção e demolição - RDC é um problema que vem se agravando com o passar dos anos. O acúmulo desse resíduo vem provocando um grande impacto ao meio ambiente das grandes cidades.

Aqui em Brasília, uma grande iniciativa do Governo do DF tem executado uma rede de ciclovias por toda a cidade. O plano é construir 600km de faixas exclusivas para bicicletas até 2014 o que fará de Brasília não apenas a capital nacional como ainda mundial em rede cicloviária, a frente de Paris, Amsterdã e Copenhagem.

Além do céu azul e das grandes áreas verdes Brasília é uma cidade plana, propícia ao ciclismo, com grandes distâncias e um transito que a cada dia tem se tornado cada vez mais caótico. Muito bom poder fazer o trajeto para o trabalho e a escola de bicicleta. Além de melhorar a qualidade do ar e o trânsito da capital, o descolamento por bicicletas melhora também a saúde das pessoas pela atividade aeróbica constante. 

O alto custo por metro quadrado dessas calçadas tem sido, porém, um ponto questionado pela população. Outro ponto é a questão da impermeabilização do solo quando computamos os quilômetros e quilômetros de área impermeabilizada que seguem rasgando as grandes áreas verdes da cidade.

A iniciativa do GDF se tornaria perfeita se na obra fosse utilizado o resíduo de construção: o custo poderia ser minimizado ao mesmo tempo em que permitiria uma melhor destinação de todo RDC que normalmente faz inchar nossos aterros sanitários.

Algumas universidades já tem desenvolvido belos trabalhos a respeito a utilização do resíduo de construção como agregado na fabricação de bloquetes intertravados para utilização em calçadas, estacionamentos, etc. Os bloquetes são uma otima opção, pois permitem a infiltração das águas pluviais, minimizando os problemas de impermeabilização do solo.

A execução das ciclovias com concreto permeável ou poroso cujo agregado seria o RDC também permite que a água das chuvas passe através dele e seja armazenada nas camadas inferiores. Apesar das restrições a esse concreto pela baixa resistência, ele é perfeitamente adequado para ciclovias, quadras esportivas e até pavimentações para tráfego leve.



Bloquetes intertravados podem ser de formatos variados

Concreto poroso


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