Casa na impressora

Está precisando de casa? O que você acha de imprimir uma?

Parece realmente que as impressoras 3D podem fazer qualquer coisa. Maquetes e peças industriais já não são nenhuma novidade. Mas agora, até casas podem ser feitas no modelo “camada por camada”.

Behrokh Khoshnevis, professor da University of Southern California, surpreendeu todo mundo mostrando que é possível imprimir em 3D uma casa de 230 m³, em 20 horas, menos de um dia, exatamente com o mesmo processo (camada por camada) que uma impressora 3D utiliza pra montar uma peça menor.

Os muros e paredes são feitos com camadas de concreto, mas o mais incrível é que a máquina pode ser programada para pintar paredes, adicionar telhas, pisos, encanações e fiação elétrica. A forma rápida como tudo isto é feito pode ser essencial para uma situação de emergência ou calamidade, como os desastres naturais, por exemplo, quando as casas precisam ser reconstruídas em pouco tempo.

Outro projeto de casa impressa foi desenvolvido em Xangai, na China, pela construtora Winsun que mostrou como uma impressora de 6,7 metros de altura — que custa 5 mil dólares — pode produzir paredes inteiras em poucos minutos.

Usando uma combinação de cimento e fibra de vidro como material, a estrutura feita pela impressora custa metade do preço de uma construção convencional.

Essas casas são construídas em velocidade recorde com a vantagem de exigir menos custos com mão-de-obra.

O mais impressionante é que o material usado para construir as paredes é reciclado de construções antigas. A empresa pretende construir mais de 100 casas na China e transformar o material reciclado em moradias.

O resultado da impressão não vai ganhar nenhum prêmio de arquitetura e também não é tão elegante quanto os projetos de designers que criam conceitos diferentes de casas. Mas, o que importa é que eles colocam um teto sobre a cabeça das pessoas que necessitam.

Fonte: Hypeness, Exame





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada