Agenda 21 Escolar

A Agenda 21 é um documento que foi gerado a partir da Rio Eco-92 para implantar em todo o mundo as condições e possibilidades de desenvolvimento sustentável para o planeta.

A partir daí, cada um dos países deve prever a implantação dessas idéias observando-se as características peculiares de cada localidade. A idéia principal permanece a mesma: o equilíbrio perfeito entre o ser humano, a natureza e a economia sem prejuízo da qualidade de vida e da degradação dos ecossistemas.

Nesse contexto a escola é a comunidade que tem uma influência efetiva não apenas dentro de seus muros, nos momentos de instrução a seus alunos, mas também em toda a comunidade formada pelos respectivos familiares e moradores de seu entorno.

A escola é a responsável pela educação que influenciará na vida profissional, social e pessoal do aluno e em sua convivência familiar.

Por isso a escola assume novas atribuições na educação ambiental. Ela pode ser considerada o cérebro que comanda um corpo maior, constituído pelos lares dos alunos e pela comunidade na qual está inserida. Estabelecendo o passo a passo, extrapola as divisas de seus muros e afeta diretamente a vida de um volume de pessoas muito maior do que o mero número de estudantes que a freqüenta.

A Agenda 21 escolar é a formatação do texto base da Agenda 21 local para aplicação no meio de influência da escola, tanto nos recintos escolares, como no meio familiar e social onde tal influência é exercida. Trata-se de compromissos, com ações concretas, metas e responsabilidadades que uma escola deve assumir para agir na comunidade escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento local sustentável, a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

O sucesso da implantação dessa Agenda 21 escolar em cada município depende apenas do empenho com que as pessoas que a apoiarem, no âmbito de influência de cada escola, se disponham a aplicar esses princípios em benefício não só da comunidade escolar, mas também de toda a comunidade influenciada.

“As mãos que se puserem á obra plantarão milhares de sementes para reflorestar a vida.”
Fonte: Ambiente Brasil: Associação Ecológica Vertente texto: Francisco Antonio Romanelli

Comentários

  1. Oi Ione!!! Já estou de volta das férias, foi uma loucura, uma correria, malas cheias de quinquilharias para carregar mas valeu a pena!!! Adorei Amsterdam, acho que um dia acabo indo morar naquele lugar!!! Beijoca!!! (pra variar voltei e a vida está uma loucura no MEC, AFFE!!!!).Abração Ione!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada