Mané Garrincha ou Estádio Nacional?

O novo estádio de Brasília
Dos 12 palcos para a Copa de 2014, quatro terão seus nomes consagrados alterados:
Na capital do Amazonas, o Vivaldão passará a se chamar Arena Amazônia.
No Rio Grande do Norte, o Machadão vai se tornar Estádio das Dunas.
Em Mato Grosso, o Verdão vai virar Arena Pantanal.

Mas é no Distrito Federal que a população está se articulando para reclamar da mudança de Mané Garrincha para Estádio Nacional.
Garrincha
Jogador de futebol do Botafogo na maior parte de sua carreira, Garrincha morreu em 1983 e se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar, ou exatamente, pelo fato de ter suas pernas tortas. "O Anjo de Pernas Tortas" como era chamado, foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 após a contusão de Pelé. Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios."

A população de Brasília não parece satisfeita com o nome do novo estádio da cidade para a Copa de 2014. Alguns moradores promoveram um abaixo-assinado para manter o nome de Mané Garrincha em vez de Estádio Nacional.

O movimento "Fica Mané Garrincha", liderado pelo secretário distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Pedro Fernando Athayde, está colhendo assinaturas com a finalidade de, segundo ele, "resgatar a figura de um dos maiores jogadores da história". "O Garrincha é o exemplo que melhor sintetiza a expressão futebol-arte", disse.

Viúva de Garrincha, a cantora Elza Soares também se manifestou favorável ao movimento. "É muito triste ver que o Brasil é um país sem memória. Não se recorda dos heróis e de seus ídolos", afirmou.

Por outro lado, Cláudio Monteiro, secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, explica que a intenção foi usar um nome que identificasse diretamente a cidade. "O Estádio Nacional de Brasília é o nome oficial, já que representa e identifica a capital federal no País e no mundo. No entanto, o nome Mané Garrincha estará sempre no vocabulário e nos corações dos brasilienses, a exemplo do estádio jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã."

O que voce acha? Mané Garrincha ou Estádio Nacional? Ou talvez Estádio Nacional Manuel Francisco dos Santos (nome real de Garrincha). Se quiser fazer parte dessa discussão, o link do abaixo assinado para manter o nome Mané Garrincha está aqui.
Fonte: Estadão, Portal 2014
Obras paradas com trabalhadores em greve desde 26/10

Como era o Estádio Mané Garrincha

Comentários

  1. Voto a favor da manutenção do nome de Mané Garrincha para o Estadio de Brasília reformado para a Copa 2014.
    Garrincha foi o melhor jogador do Brasil de todos os tempos. Ganhou duas Copos do Mundo e na Copa de 1962 no Chile carregou o time nas costas, foi o principal jogador do time. Fez gol de falta, de cabeça, deu passes, só não fez chover, foi muito explorado e injustiçado. Por muito menos outros jogadores carregam uma fama de maior envergadura. Por esses motivos merece ter o seu nome mantido no Estádio da Capital Federal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ione!! Está rolando um post de " socialização" no blog Casa de fifia e indiquei o seu blog tá? Beijos e boas férias!!!
    O post: http://casadefifia.blogspot.com/2011/11/vamos-socializar.html
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada