Sustentabilidade veio pra ficar

Pode ir se acostumando: a preocupação com a sustentabilidade veio para ficar.
Isso porque essa coisa não é uma preocupação passageira. E um dos motivos é o bom e velho capitalismo. Ser verde dá lucro. Pode-se ser ecológico e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Isto porque quando se consegue poupar recursos, além de preservar o planeta acabamos por melhorar a produtividade, a rentabilidade o que leva a lucros maiores.
De acordo com a revista Isto é Dinheiro, na Europa e nos Estados Unidos, os indicadores acionários ligados à sustentabilidade mostram desempenho que movimentam US$ 8 bilhões. No Brasil, as empresas que adotam boas práticas nos campos social e econômico também se destacam na Bovespa.
Além disso, para criar um mundo sustentável, um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) prevê que o reordenamento da economia em um patamar sustentável terá  impacto direto na redução da pobreza, ajudando, inclusive, na criação de empregos
Temas como a eficiência energética tem sido amplamente discutido como forma de economia, aspecto que complementa ainda mais a importância da preservação dos recursos do planeta. Na indústria da construção civil a escolha pelo material ecológicamente produzido, transportado e armazenado ganha adeptos pela economia que acabam gerando no custo geral da obra. Depois de prontos, o edifício sustentável consome 30% menos energia e até 50% menos água.
Quando você vai trocar de carro o quanto ele gasta de combustível é um dos pontos mais definitivos na escolha. Quanto menos consumir, melhor. Gera economia na hora de abastecer e ao mesmo tempo acaba ajudando a cuidar do planeta. Se for movido a combustível limpo, melhor ainda, o ambiente agradece.
Por tudo isso, sustentabilidade deveria ser matéria de escola. Desde pequena a criança tem que conviver com as tarefas escolares aprendendo conceitos como reciclagem, transformação do lixo, reuso da água, economia de energia, aproveitamento de materiais descartáveis, preservação das espécies e consumo moderado.
Isso é olhar para o futuro para nossa sobrevivência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada