Preparação para a Rio+20

Em Junho de 2012 o Rio de Janeiro sediará a conferência Rio+20. Vinte anos depois, um dos objetivos é fazer um balanço sobre os compromissos firmados na Rio 92. Isso será o fim de um ciclo e o início de outro. Em 2012 se encerra também a vigência do protocolo de Kyoto.
Além disso, fala-se numa economia verde, um “Green New Deal”, ou seja, uma forma de aumentar a riqueza reduzindo os riscos ambientais. Como fazer para impulsionar o crescimento econômico com eco-eficiência e novas tecnologias, orientando fluxos de capital e incentivando setores de baixo carbono, apostando em novas formas de crescimento, geração de empregos e mercados.
Outro ponto é a arquitetura institucional que deveria caminhar para uma democratização do sistema internacional e das instituições.
Realmente, como diz André Trigueiro, é preciso valorizar inovações que são capazes de produzir sem emitir carbono, que reduzem desigualdades e alimentam a população sem envenená-la, que fortalecem os direitos, que são verdadeiramente sustentáveis política, econômica, social, ambiental e culturalmente. É preciso deixar de lado os motivos políticos e optar pelos verdadeiros motivos técnicos. Permanece a pergunta: teremos força política para alavancar uma iniciativa que questione as próprias bases fundamentais do modelo vigente?
Isso tudo faz parte de uma mudança de paradigma, onde o maior foco se torna a vida em comum em harmonia com o meio ambiente, em busca do objetivo maior qual seja o desenvolvimento em conformidade com a preservação do nosso planeta para as gerações futuras. Se deixarmos de lado o velho estilo do querer se dar bem em tudo, à moda Gerson,  começaremos a pensar mais no outro, no nosso vizinho, nos nossos filhos, nos nossos netos.
Sem querer apelar para utopias, mas é procurando pelas soluções adequadas e unindo forças,  que em breve veremos se abrir um novo ciclo no País, na América, no Mundo onde os sistemas de produção e consumo se transformem em contribuição com a preservação da espécie.
Esse é o momento de integrar os diversos setores da sociedade para discutir os temas ambientais e sua relação com o desenvolvimento econômico e social do nosso país.

Comentários

  1. Oi Ione!! Apareci para mandar um beijo e te convidar para o sorteio de um parzinho de produtos Arquitrecos no dia 28 de maio, passa no blog para participar tá?? Um grande beijo!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada