Aquecedores Solares

O Sol emite constantemente enormes quantidades de energia, da qual apenas uma pequena fração atinge a Terra. Contudo, o volume de energia solar que recebemos do sol em um dia é mais que suficiente para cobrir a demanda energética mundial de um ano. Sendo assim, o sol se constitui uma, senão a maior, das fontes de energia limpa que pode ser utilizada para aquecimento em edificações.
Não é uma tecnologia tão nova assim, mas para o público usuário em geral, ainda existem muitas dúvidas a respeito do funcionamento e de como é feito o sistema.

Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).

As placas coletoras são a parte responsável pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações.

O reservatório térmico, também conhecido como boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. Normalmente são cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. Nesse reservatório normalmente existe um termostato elétrico que garante a temperatura da água armazenada.

O reservatório deve ser colocado sempre num nível que seja ao mesmo tempo superior ao nível dos coletores, e inferior ao nível da saída de água da caixa dágua.



A água fria que vem da caixa d’água se aquece quando passa pelos coletores e alimenta o reservatório térmico, mantendo-o sempre cheio. A circulação da água entre os coletores e o reservatório térmico em sistemas convencionais, se faz através de um sistema natural chamado termossifão quando a própria água fria empurra a água quente, pela diferença de densidade. Podem ser também utilizados sistemas de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.

Em áreas como Brasília onde temos o sol brilhando durante a maior parte do ano, esse sistema é muito eficiente. Mesmo no inverno com clima mais frio, o céu limpo de nebulosidade garante o perfeito aquecimento da água. Posso dizer por experiência própria que o sistema funciona muito bem para o clima de Brasilia possibilitando inclusive o desligamento do termostato elétrico do boiler porque a água aquecida pelo sol é suficiente para o uso de uma residência sem a necessidade de utilização da energia elétrica.

Apesar do custo inicial muitas vezes parecer alto, na prática, a economia de energia para uma residência com o aquecimento solar gira em torno de 70% por mês. Então na verdade é um investimento que se paga em um período relativamente curto que varia entre 18 e 36 meses.

A dúvida ainda permanece quando da escolha do tipo de sistema adequado. Atualmente o mercado oferece vários tipos de coletores que variam também nos preços: os mais utilizados são o de placas planas, o a vácuo e ainda o de tubos. Para a opção mais acertada, não apenas o custo deve ser avaliado. Cada sistema deve ser sempre analisado através de uma avaliação do projeto por profissional especializado.



Alguns exemplos que voce encontra na internet

Comentários

  1. Aquecedor Solar é muito bom com a economia proporcionada na conta de energia, se paga facilmente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada