Cimento negativo em carbono

Imagem: Novacem

A empresa britânica Novacem foi eleita pelo World Economic Forum como pioneira em tecnologia e inovação com o desenvolvimento de uma fórmula de cimento que é negativa em carbono.

O cimento é uma das mais importantes fontes de emissões de carbono devido à intensa energia necessária na sua produção.

O chefe da pesquisa, Nikolaos Vlasopoulos explica que, na fabricação de uma tonelada de concreto convencional, são emitidos até 920 quilos de dióxido de carbono na atmosfera, devido ao processo de aquecimento da pedra de cal, que funciona como matéria-prima. Na fórmula da Novacem, o cimento é feito a partir de magnésio, e não de compostos de cálcio por isso exige baixas temperaturas e ao mesmo tempo não libera CO2. A produção de silicato de magnésio é um processo de baixa energia, que pode ser fabricado inclusive usando biocombustíveis em vez de exigir fontes de energia mais intensa e poluentes.

Com isso, cada tonelada de cimento produzido com a nova fórmula da Novacem emitirá o equivalente a 0,6 tonelada de CO2 ante 1,1 tonelada no processo convencional. O CO2 absorvido durante o processo de fabricação é maior do que o emitido.

O óxido de magnésio é amplamente disponível e, portanto, não deve ser um problema frente à escassez de material na utilização como um substituto para o cimento Portland.

Em um segundo momento, o cimento se torna hidráulico por meio da adição de outros materiais também baseados em magnésio, que fazem com que o cimento seja capaz de absorver o carbono enquanto endurece.

A empresa agora trabalha em um aperfeiçoamento da fórmula que faça o desempenho mecânico do produto tão eficiente quanto o do cimento tradicional. Segundo Vlasopoulos, essas mudanças devem ser feitas em torno de um ano. Outro desafio encontrado pela maioria das startups é de produzir em escala industrial. Para isso está tentando licenciar sua tecnologia para os demais produtores.

Fonte: Ecologismo; Novacem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada