PVC

O PVC (policloreto de vinila) também conhecido como vinil, mais do que ser utilizado apenas nos conhecidos tubos para canalização de água e esgoto, tem aplicações muito variadas.

Cresce a cada dia a utilização desse material na construção civil como esquadrias e até coberturas assim como na decoração. Isso pela sua versatilidade, leveza, estética, durabilidade e sustentabilidade também. Sim porque, ao contrário do que muita gente pensa, o PVC não é como o plástico produzido totalmente a partir do petróleo.

Basicamente o PVC é obtido a partir de 57% de insumos provenientes do sal marinho ou da terra (sal-gema), e 43% de eteno, insumo proveniente de fontes não renováveis, como o petróleo e o gás natural. Além disso, já está em produção no Brasil, o PVC verde, tecnologia para substituição desse percentual dos derivados de petróleo pelo álcool vegetal, ou seja, o etanol derivado da cana de açúcar. Fonte totalmente renovável. (Fonte: Braskem).

Como o PVC é 100% reciclável e pode ser reciclado várias vezes, o U.S. Green Building Council (USGBC), atestou a sua sustentabilidade no que diz respeito a impactos ambientais e de saúde humana. Estima-se que apenas 0,25% do suprimento mundial de gás e petróleo é consumido na sua produção.

Compartilho com voces uma reportagem publicada no Correio Braziliense muito interessante a respeito de materiais feitos de PVC utilizados na decoração.

http://correiobraziliense.lugarcerto.com.br/app/noticia/arquitetura-e-decoracao/2011/04/11/interna_noticias,44644/pvc-tem-sido-cada-vez-mais-usado-na-decoracao.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada