Primeira obra sustentável do Judiciário Brasileiro


Foi inaugurado em Brasília o prédio do novo Fórum do Meio Ambiente no Distrito Federal, primeira obra sustentável do judiciário Brasileiro e a primeira do tipo Centro-Oeste e esperamos que a iniciativas desse tipo sejam seguidas por toda obra pública do país.
Imagem ACS_TJDF
O projeto executado por Zanettini obedece os critérios de certificação LEED e segundo o memorial descritivo da obra, "a proposta aborda o desafio de minimizar o impacto ambiental da construção, resultando em ambientes internos e externos que garantam o conforto ambiental do usuário".
A edificação aproveitou ao máximo,  a iluminação natural e a ventilação cruzada, o que garantiu a redução do uso de iluminação artificial e do ar-condicionado e a consequente economia de energia. A leve rotação do edifício dentro do terreno permitiu a criação de floreiras em todos os pavimentos, humanizando o ambiente de trabalho e auxiliando na proteção solar e na melhoria da qualidade do ar.
O Fórum possui ainda cobertura ajardinada para reduzir a carga térmica do edifício e prevê o reuso de águas pluviais e cinzas para fins não potáveis o que permite uma grande economia no consumo de água. Toda a madeira utilizada é comprovadamente proveniente de reflorestamento. As tintas, mantas e colas foram testadas e obedecem às normas técnicas mais restritivas de liberação de Compostos Orgânicos Voláteis (COV´s).
Foram projetados terraços verdes e vazios em todos os pavimentos, que juntamente ao posicionamento de telas de aço afastadas 80cm da fachada tornam a decisão externamente eficiente para proteger as fachadas, garantindo o sombreamento desejável e o conforto de seus usuários. A opção pela posição de implantação, na diagonal em relação aos limites do lote, permitirá o máximo aproveitamento da ventilação cruzada e da iluminação natural nos ambientes internos. Foram aplicados ao todo 20% de materiais reciclados e 40% de materiais regionais. Os resíduos da obra também tiveram destinação adequada garantindo que 75% fossem reaproveitados ou reciclados.
A própria localização escolhida permitiu a retirada mínima da vegetação nativa além de estar bem próximo à Procuradoria Geral do DF facilitando a circulação de magistrados, servidores e do público em geral que necessita dos serviços deste tribunal.
Como toda obra sustentável que deve ser pensada assim desde o início, a construção se preocupou em racionalizar os sistemas construtivos, possibilitando a redução de desperdícios e os impactos na vizinhança durante as diversas etapas da construção.
Parabéns a toda a equipe envolvida no projeto que contou com o auxilio inclusive dos profissionais de engenharia do TJDF.
Com esta obra o TJDF espera receber a certificação Ouro da LEED (Liderança em Projetos Ambientais e Energéticos), a 2ª maior depois da Platina, na hierarquia da certificação fornecida pelo Green Building Council Brasil. Atualmente existem apenas 10 edificações com esse certificado no Brasil. A certificação, porém só pode ser conferida após 90 dias de ocupação do prédio obedecendo a uma pontuação relativa a itens determinados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social TJDF
É evidente a necessidade de atendermos em nossas obras públicas todos esses critérios de sustentabilidade apontados pela certificação LEED. Como disse a Prof. Arq. Claudia Amorim da Unb, isso não é um modismo, é uma necessidade e uma tendência; uma mudança de paradigma.
Há controvérsias, porém entre engenheiros e arquitetos envolvidos com obras públicas a respeito da utilização de recursos públicos na obtenção de selos de certificação oferecidos por organizações internacionais quando o recurso sai do país em busca de um reconhecimento. O que a população lucra com isso? No Brasil, as certificações tem sido desenvolvidas de maneira a adequar esses critérios para atender inclusive as especificidades regionais do país e que, acima de tudo, o recurso venha a reverter para a própria população em serviços, empregos, etc.

Comentários

  1. É muito bom...serve como exemplo!!!

    Um grande beijo

    www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo! Adoreei, isso é uma grande inspiração... meu primeiro projeto será baseado nesse... :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada