Surpreendam

A tecnologia e a globalização tem feito mudanças definitivas nos hábitos e desejos de consumo das pessoas. Depois de ferramentas como o Google é muito mais fácil o acesso ao que tem sido feito no restante do mundo, novas tendências, novos estilos, novos materiais.

Nessa nova realidade o papel do Arquiteto também precisa ser repensado. Vem a tona a reflexão que coloca uma diferença entre espaço, impessoal e genérico; e lugar, específico e real.

Concordo com a idéia de que a Arquitetura tem que nascer de dentro para fora e emocionar pela valorização do ser humano como elemento-chave de todo o processo criativo. Isso quer dizer que a criação arquitetural deve ser autêntica, vinculada ao desejo e a alma do cliente; e não uma copia de algo existente em algum lugar do planeta, dissociado da emoção.

Não importa o ambiente, todo projeto deve buscar uma linguagem que impressione pela percepção do que pode acontecer ali, fruto da essência de uma família ou de um grupo de pessoas que freqüentarão aquele lugar. Autenticidade é a palavra-chave dos que se destacam nesse universo de milhares de arquitetos que procuram sobreviver com sua atividade.

É tempo de refletir sobre o quanto estamos a reboque do se convencionou chamar de tendência e o quanto nos dedicamos a buscar uma identidade para cada projeto, livre de rótulos e sem que sejam utilizadas soluções desgastadas e repetidas.

O preço pago pelos Clientes para o projeto é proporcional à sua capacidade de conceber essa Arquitetura/Design de Interiores cheia de elementos de dramaticidade, talvez teatral e mágico, e que, acima de tudo, surpreendam.

Texto inspirado no trabalho do Arquiteto David Rockwell. Figuras do site do arquiteto.
Fonte: ADForum

O novo Elinor Bunin Munroe Film Center onde velhos espaços de escritórios e garagens subutilizados se transformaram em um centro de artes e cinema. Nova York

Build Up é uma instalação interativa pelo 25° aniversario do National Building Museum Honor Award Gala, Washington, D.C.

Imagination Playground Park no sul de Manhattan, Nova York

Restaurante do Hotel Andaz Wall Street - Nova York

Lobby do Belvedere Hotel - Mykonos, Grecia

Restaurante e bar do Belvedere Hotel - Mykonos, Grécia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada