Na Mata Café

O Na Mata Café é uma mistura de restaurante e casa de shows localizado na Rua da Mata, Itaim Bibi em São Paulo. Foi totalmente remodelado neste ano de 2011.

Muito mais do que a preocupação com a qualidade do ar, a economia de energia, o controle da iluminação e da temperatura, uma arquitetura sustentável tem sua parte de social quando respeita a história do edifício na cidade, seu valor cultural.

Antes de ser o Na Mata Café, o bar era chamado de Popular e antes disso nos anos 70, era bem conhecido como Clyde’s Bar. Há pessoas que dizem que a construção original foi projeto de Vilanova Artigas, mas isso ainda não tem comprovação.

Durante todos esses anos de atividade,  uma reforma sobre a outra resultou em espaços não muito específicos nem mesmo apropriados à função. O interessante é a forma como o escritório de arquitetura Fortes, Gimenez e Marcondes Ferraz lidou com a história do prédio para propor o projeto de renovação.

A proposta considera alguns aspectos pré-existentes como a cozinha, o longo bar, por exemplo, conservando-os mais próximos do original. Enquanto que itens como a utilização de materiais recicláveis, novos revestimentos e iluminação tiveram um tratamento diferenciado de modo a criar a identidade das diferentes áreas.

A porção frontal do restaurante foi completamente remodelada. O acesso todo de vidro permite que as pessoas vejam todo o movimento interno em contraste com a fachada de concreto aparente. Atrás do longo bar o grande painel (de mais de 12m) com o menu, informações de programação das bandas e curiosidades  foi resultado de uma releitura do que existia antes remodelada com  o novo mobiliário e balcões.

Na parte de trás o conceito de nightclub foi incrementado para utilização para shows: a expansão em 50% do tamanho do palco não trouxe prejuízo para a área de dança.
Fonte: ArchDaily




Pavimento Térreo

Pavimento Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada