Parque Olímpico do Rio de Janeiro


Vista aérea do Parque Olímpico
Acompanhando o processo de obras para os jogos que acontecerão no Brasil nos próximos anos, tivemos essa semana o anúncio do vencedor do concurso internacional para o Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O projeto é do arquiteto britânico Bill Hanway, em parceria com Daniel Gusmão, da filial brasileira da Aecom. O escritório recebe prêmio de R$ 100 mil.

O projeto deveria indicar a localização e volumetria de prédios e arenas destinados às competições esportivas, bem como os espaços reservados para praças, ruas e jardins. Além disso, deveria sugerir volumetria para os futuros empreendimentos imobiliários a serem construídos na área após os jogos de 2016.

O plano também contempla duas mil vagas de estacionamentos destinadas a veículos das comitivas oficiais, prestadores de serviços e patrocinadores. O concurso ainda tinha como premissa o desenvolvimento de um plano para evitar o escoamento de detritos para a Lagoa de Marapendi durante períodos de chuva.

A partir de uma "Via Olímpica", o projeto se estende por todo o terreno até chegar à outra ponta, onde haverá uma praça pública para 25 mil pessoas assistirem a transmissão de jogos. Cinco "vilas" - diversidade, beleza, sustento, saúde e ambiente -, serão distribuídas pelos espaços ao lado das curvas da via, para que o público possa descansar e se entreter longe do fluxo principal de pessoas. Haverá também um parque linear à beira da lagoa de Jacarepaguá.

O Centro Olímpico de Treinamento (COT) permanecerá após os jogos ocupando 25% da área do parque e deve abrigar espaços para a prática de 12 esportes olímpicos. Segundo o memorial, "será um marco arquitetônico com um legado Olímpico único, mas, em primeiro lugar, será um centro de excelência esportiva onde os atletas e as equipes poderão desenvolver seu talento”

O COT se tornará o coração do novo projeto urbano, que, segundo o escritório, se transformará em um ambiente urbano compacto construído em torno de uma rede de ruas e espaços abertos, abrigando espaços de moradia, trabalho e lazer. "Pretendemos garantir que o desenvolvimento do Legado traga benefícios de longo alcance para a vizinhança imediata do Parque e se integre ao ambiente natural constituído pelas montanhas e pela lagoa".

Esperamos realmente que tudo isso ocorra conforme planejado, que a cidade consiga receber esse legado para promover o desenvolvimento e o bem estar das pessoas que ali vivem.

Fonte: Piniweb – Mauricio Lima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada