Iluminação e Arquitetura

Um dos meus temas favoritos para um projeto, sem dúvida, é a questão da iluminação. Na minha opinião é um dos elementos mais importantes na arquitetura. Não apenas a iluminação artificial, mas principalmente a natural.

A concepção da iluminação faz parte do projeto desde o momento criativo, quando se pensa nos efeitos de luz que queremos imprimir naquele ambiente de maneira a transformá-lo. A luz aplicada de maneira correta valoriza muito um ambiente.A iluminação natural tem uma característica interessante porque se modifica no decorrer do dia.

A iluminação artificial é diferente de acordo com a função do espaço, sejam eles comerciais, residenciais ou corporativos. O projeto luminotécnico precisa especificar a lâmpada e iluminação mais apropriada de acordo com o caso. As lâmpadas tem diferentes cores e temperaturas que proporcionam conforto visual e térmico ao usuário ao mesmo tempo em que gera incríveis efeitos nos espaços.

Visando a eficiência energética os designers tem se esmerado em novos desenhos de luminárias utilizando principalmente a tecnologia dos LEDs - economia de energia com alta qualidade de iluminação. Chamo a atenção para os lançamentos da última Euroluce, a feira de Milão cuja última edição aconteceu em abril deste ano (a próxima espero estar presente). La estão as grandes marcas como Flos e Foscarini, que convidam designers consagrados para desenhar suas peças. Entre os destaques percebe-se muita delicadeza e a leveza dos detalhes.
Agradeço o blog Disegno à Milanesa, pois foi o Felipe que de Milão, tem nos mostrado as maravilhas e novidades que acontecem por lá.

LED IS MORE - Design Davide Groppi

Design Davide Groppi


Design Davide Groppi

Lançamentos da marca Quasar


Luminária da Fabbian
 Fonte: Casa.com


Comentários

  1. Olá Ione! Muito obrigado por mencionar o meu Disegno no seu blog. Gostei muito daqui, e vou voltar sempre. Realmente, a Itália dá um salto a frente no quesito design. E quando fechamos o campo de iluminação, eles dão um verdadeiro banho. Adoro o design italiano de iluminação. A Itália produz não só simples luminárias - ela produz clássicos! Eu só saio daqui quando tiver todas as da Artemide, Foscarini, Flos... Haja dinheiro! rs. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ione, tudo bem?

    Eu estava vendo estas imagens e as achei muito bonitas. Gostei especialmente da Led is More e vi que ela é de um Designer Italiano, certo? Gostaria de utilizá-la para um anúncio em um revista, teria algum problema?

    Desde já agradeço.

    Atenciosamente,
    Pedro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada