Lavanderias em casa

Tenho percebido que o conceito para lavanderias residenciais tem se modificado um pouco.

Fator importante no projeto da lavanderia é sempre procurar colocar um elemento que isole um pouco a roupa estendida pra secar, tanto pelo fator estético, porque não é bonito as roupas no varal ficarem à vista, como também para que roupas limpas não fiquem com cheiro de fritura ou comida.

O que me impressiona sempre é como os projetistas dos novos apartamentos não dão muita ou nenhuma importância a esse item que é fundamental em toda residência. Com a tendência dos apartamentos cada vez menores, acaba que a lavanderia se resume a um espaço espremido para o tanque e a máquina de lavar, que na maioria das vezes fica ainda dentro da cozinha. Muitas vezes a única opção é apenas colocar um vidro para fazer a separação.

A tendência americana de tentar colocar tudo dentro de um armário tem sido frequentemente preferida. Então tanque, maquina de lavar e de secar, algum espaço para vassouras, baldes e condições de estender alguma roupa ficam escondidos e isolados por apenas algumas portas. O cuidado fica em garantir a ventilação para secagem das roupas.

Os varais são um caso a parte. Quando os tetos são de gesso, não dá para prender aqueles velhos secadores metálicos. A solução então é utilizar as paredes que temos em volta para fixação. Ainda podem ser utilizados secadores com acionamento independente das cordas. Dessa maneira não ficam muito pesados de operar (no caso de toalhas e lençóis) e ocupam pouco espaço.







Varais individuais de teto

Varais individuais de parede
Imagens: Varaisonline, CliqueArquitetura, CasaAbril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada