Uma fazenda na sua cozinha


Parece uma idéia maluca mas na realidade torna-se uma solução viável devido à simplicidade e beleza do design.

A Fazenda Parasita, como foi chamada, é uma criação de dois designers alemães Charlotte Dieckmann e Nils Ferber. Basicamente é sistema de compostagem “indoor”, ou seja, pode ser utilizado dentro de casa, pendurado na bancada da sua cozinha ou escritório.

O sistema permite que voce faça a compostagem do seu próprio lixo orgânico, produzindo o húmus que vai ser utilizado em sua própria horta, tudo dentro da sua casa, escritório ou apartamento.

"Estamos perdendo contato com a forma que o alimento foi cultivado colhido e transportado, e com a área urbana altamente compactada, não se deixa muito espaço para práticas agrícolas e nem todo mundo tem acesso a uma varanda ou jardim. Com este pequeno ciclo de nutrientes, as pessoas descobrem o fascínio de ver crescer o seu próprio alimento e evoca questões sobre a atual produção industrial de alimentos e as alternativas possíveis", diz os designers.

Consiste em caixas de plantas iluminadas que se encaixam em qualquer lugar dentro de casa, até em prateleiras internas (porque já tem sua própria luz) e um container para a compostagem que pode ser pendurado em qualquer mesa de cozinha integrado a uma tábua de corte. Cascas de legumes e verduras cortados na tábua podem ser facilmente deslizados para o container de compostagem.

O material orgânico fica depositado numa grelha que contém uma espécie de armadilha para impedir que moscas fiquem voando pela sua cozinha (não encontrei informações a respeito do cheiro). Para colher o húmus voce simplesmente retira a gaveta transparente sob o depósito de água do container e o utiliza na mistura de terra da horta. A água resultante também pode ser retirada e utilizada para regar a horta pois é rica em nutrientes.

Fonte: Paperblog, CharlotteDieckmann


A armadilha pra moscas

O interior do container depositário

Comentários

  1. Olá, Ione obrigada pela visita!...sempre é muito bom passar por aqui, teus posts são relevantes e ampliam conhecimentos.
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada