Mudança climática e Corrupção

A luta contra a mudança climática tem um grande vilão: a corrupção.
Mas o que tem uma coisa a ver com a outra?
O relatorio da Transparencia Internacional (TI) intitulado “Corrupção global: mudanças climáticas” que foi divulgado neste sábado dia 30/04 determina que, para que as políticas públicas frente ao aquecimento global funcionem corretamente, devem ser mais fiscalizadas ou monitoradas para evitar que a corrupção favoreça o desvio dos recursos .
Como se estima que os investimentos totais para combater as mudanças climáticas se aproximem dos 700 milhões de dólares até 2020 os riscos de corrupção são altos.
"De onde fluem novos fluxos de dinheiro por meio de mercados e mecanismos novos, sempre existe o risco de corrupção".  “Os riscos de corrupção são altos devido à complexidade, à incerteza e à falta de experiência com muitos temas vinculados ao aquecimento global e à proteção do meio ambiente”, disse o relatório.
Fonte Estadão: Reportagem de Nina Chestney
Essa é uma boa reflexão frente aos investimentos em infraestrutura previsto no Brasil para Copa e Olimpíadas e os impactos que serão gerados não apenas quanto ao aquecimento global, mas ao meio ambiente como um todo. A preocupação é que esses empreendimentos sejam executados com transparência e em observância às leis ambientais.

Comentários

  1. Oi Ione!! Sempre bom questionar os critérios adotados para o desenvolvimento imobiliário, principalmente quando envolve recursos do governo federal que tem por obrigação se preocupar com a sustentabilidade ambiental e econômica. Um grande beijo e não esqueça de passar no blog para participar do sorteio e também no Bazar (minha mãe está cuidando o dia todo...rs) !!! Grande beijo!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada