Tijolo de entulho

Apostando na redução do impacto ambiental da construção civil a empresa gaúcha de fornecimento de andaimes e equipamentos Baram desenvolveu uma máquina para processar na própria obra o entulho que geralmente é descartado, para confecção de tijolos ecológicos. Desta forma evita-se o deslocamento dos resíduos e ainda pode-se utilizar o material reciclado de outras formas como contrapiso, pavimento de praças, etc.


A máquina que foi mostrada nas Feiras de Construção do Rio e São Paulo pode produzir até 12 tijolos por minuto. Eles não precisam da queima para secagem, que é feita naturalmente.

“A empresa que não tem um projeto de sustentabilidade vai ser banida do mercado em quatro ou cinco anos,” explicou o principal executivo da empresa Josely Rosa.

Pelo processo desenvolvido, é possível construir uma casa de 60m2 com 50 toneladas de entulho. Além de reduzir o custo do tijolo e reduzir a pegada ecológica da alvenaria na obra, pois o tijolo não necessita queima, o produto permite cortar custos com contratação de caçambas, garantiu Rosa.

Além da pressão do público, por meio da mídia, os próprios clientes da empresa estão exigindo melhores padrões enquanto novas leis vão começar a exigir melhores padrões, disse Rosa que vislumbra um dia as construtoras recebendo entulho de outras obras para fabricar seus próprios tijolos.

Testes mostraram que o tijolo feito pelo processo é mais resistente que os tijolos de cerâmica ou concreto. Hoje, a empresa já desenvolve três projetos com o conceito e já pesquisa um sistema adesivo para fixar os tijolos e eliminar a necessidade de cimento, explicou Rosa sem revelar quais serão as outras inovações que empresa está pesquisando.

Fonte: Leia a reportagem completa na Revista Sustentabilidade

Comentários

  1. Muito interessante esta iniciativa, tomara que outras muitas construtoras pensem da mesma forma...este tijolo é totalmente novidade para mim, eu conheço algumas formas mais alternativas de construção como o adobe, o superadobe, hiperadobe, pau-a-pique, gosto muito do Manual do Arquiteto Descalço de Johan van Lengen acho fácil de entender. Será que pode me dar uma luz sobre lareiras ecologicamente corretas?

    Um grande beijo

    www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. qual é o custo dessa maquina e onde encontrar
    dr.almeida.ctba@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Rodrigues, acesse maiores informações na referência da noticia ou no site da empresa fabricante da máquina.

    ResponderExcluir
  4. Greate pieces. Keep posting such kind of information on your blog.
    Im really impressed by your site.
    Hi there, You have performed an incredible job. I will definitely digg it and for my part suggest to my friends.
    I'm sure they will be benefited from this site.

    Have a look at my page - business phone number search :: ::

    ResponderExcluir
  5. excellent issues altogether, you simply gained a new reader.
    What would you recommend in regards to your put up that you simply made some days ago?
    Any sure?

    Also visit my web page t-shirts

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada