Calçada ou Pavimento Ecológico

Imagem: Ecotelhado

Um dos problemas que temos hoje em áreas urbanizadas é a questão da impermeabilização do solo que contribui para enchentes, porque a água da chuva não tem para onde correr.

Entre os produtos que oferece, a Ecotelhado desenvolveu também a tecnologia de um ecopavimento que é bem mais barato que asfalto e pode aumentar a porosidade de estacionamentos e calçadas, embora seja ainda frágil para uso em ruas. “O asfalto tem de 10% a 15% de permeabilidade, e o ecopavimento drena até 90% da água”, diz Paulo Renato Guimarães, diretor da Ecotelhado,

Trata-se de um pavimento permeável constituído de grelhas alveoladas de plástico reciclado que permitem a passagem da água e do ar. As grelhas deixam a drenagem homogênea, evitando a formação de sulcos, poças e barro – problemas comuns em lugares chuvosos sem pavimentação. O pavimento suporta o peso do tráfego sem permitir a compactação da base.

O impacto ambiental é muito positivo pois além de ajudar na prevenção das enchentes, reduz as ilhas de calor, recarregando os aqüíferos subterrâneos e garantindo a manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca.

A instalação é simples e dispensa a utilização de maquinário. O ecopavimento é composto de três camadas: o processo começa com uma camada de terra nivelada, como em uma pavimentação comum; na segunda camada vem as grelhas que são fixadas no piso até formarem uma malha que cubra toda a área destinada ao pavimento ecológico; por cima de tudo vem a cobertura final que pode ser variada, tal como brita, areia, grama ou até mesmo pneu reciclado triturado e distribuído no local como se fosse uma brita de borracha.

Fonte: Estadão, Ecotelhado






Comentários

  1. Interessante para utilização em pequenos condomínios de casas e locais de pouco trânsito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada