terça-feira, 19 de julho de 2011

Escola de Educação Infantil

Um projeto para escola de educação infantil (creches e pré-escolas) foge um pouco daquela forma geral de sala de aula que todo mundo conhece.

Para crianças entre 0(zero) a 6 anos de idade é preciso atender a um programa de necessidades que proporcione locais apropriados para todas as atividades pedagógicas como também para o descanso, brincadeiras, amamentação, alimentação, etc. sem deixar de lado a concepção do espaço lúdico e imaginário que faz parte do desenvolvimento infantil.

Tudo isso demanda de planejamento, envolve estudos de viabilidade e definição das características ambientais da região. A elaboração do projeto ar­quitetônico deve contemplar um detalhamento técnico com as especificações de materiais e acabamentos adequados. Inclusive no que diz respeito ao mobiliário e aos equipamentos de uma escola de educação infantil que deve ser na escala da criança. Ela tem que ter condições de acesso a todos os ambientes da escola com exceção daqueles que trazem risco para ela como as partes de cozinha e serviços.

A escola de ensino infantil desenhada pelo escritório Arqtel em Barcelona , para Catalunha, Espanha mostra como o desenho de uma escola para crianças pode ser confortável e convidativo, sem deixar de ser sensível às necessidades da criança. Os espaços definidos em planta ,é claro, não atendem algumas exigencias e particularidades definidas aqui para o Brasil pelo Ministério da Educação. No site voce encontra os Parâmetros de Infra Estrutura.

O edifício com estrutura pré-moldada mantém um diálogo com o meio através de sua composição espacial, da capacidade tectônica da arquitetura e da volumetria . O resultado é de um edifício que atende sua função no programa pedagógico ao mesmo tempo em que leva em conta os aspectos de iluminação, orientação e qualidade dos espaços em geral. Sem deixar de ser lúdico, o edifício demonstra senso de ordem se colocando como parâmetro entre os edifícios da redondeza.






A planta utiliza o eixo norte/sul para uma circulação semelhante a um pente, alternando entre os espaços cheios e vazios. As fachadas criam uma presença moderna e dinâmica, expondo o concreto ao mesmo tempo em que brinca com as formas e as cores vivas.

A escola é um exemplo de arquitetura sustentável desde sua concepção e design, passando pelo controle passivo do clima na edificação. Com a intenção atender ao apelo da inovação nos métodos construtivos, sistemas pré-fabricados foram utilizados tanto para a estrutura, para os painéis das fachadas e para o interior. Esses sistemas permitem uma redução considerável do tempo de construção, garantindo a qualidade dos elementos construtivos, reduzindo o barulho, a emissão de poeira e resíduos.

Fonte e Imagens: Archdaily - Tradução Ione

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