Cimento queimado

O cimento queimado é bonito e barato. A técnica é antiga e conquista cada vez mais fãs por ser uma opção rústica, elegante e, ao mesmo tempo barata. Mas para garantir um piso sem rachaduras e outros defeitos, é preciso atentar para algumas dicas importantes, contar com um profissional especializado e ter uma boa receita em mãos.

Quando não existia porcelanato e as cerâmicas eram opções muito caras, quem não se lembra daqueles pisos antigos vermelhos feitos com o velho pó Xadrez, ou mesmo na cor cinza natural que eram aplicados nas áreas externas, cozinha e banheiro das casas. Depois eram bem encerados e lustrados.

Com o tempo, novas técnicas e materiais dão um ar de modernidade e uma aparência quase semelhante a de certas peças de porcelanato.

A técnica básica já é bem antiga, aquela em que o pedreiro prepara uma nata de consistência semelhante à de um creme de leite apenas com água e cimento, aplica no piso e passa a desempenadeira de metal. Antes que a massa seque, joga-se o pó de cimento e com movimentos uniformes, circulares ou não, a desempenadeira vai imprimindo a textura desejada. Juntas de dilatação de plástico, colocadas a cada metro, são importantes para isolar a movimentação dos pisos e evitar trincas.

O cimento queimado é bem versátil, pode ser utilizado em pisos, paredes e bancadas, em áreas externas ou internas, em cores diversas de acordo com a cor do pó de cimento utilizado. Do branco ao cinza, passando pelas diversas cores, a LANXESS Bayferrox tem uma farta gama de pigmentos para colorir o concreto e a argamassa. A aplicação dá asas à imaginação podendo ser intercalado com madeira, cerâmica, ladrilho hidráulico ou pedras.

O site da Casa Abril da várias dicas e dá as receitas de outras técnicas de execução até para evitar rachaduras. Confira.










 

Comentários

  1. é realmente está super em alta este tipo de revestimento,na minha casa por ser antiguinha o piso do banheiro é cimento queimado aquele bem vermelhão!!!!heheheehhe
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ione! Precisava pesquisar sobre cimento queimando quando chegasse em casa. Quando abri o blogger e vi seu post, adorei! Ótimas informações. Adoro piso de cimento. Cheap and Chic! Beijo!!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ione, que linda postagem! Eu adoro o cimento queimado e estou pesquisando bastante uma boa receita, pois vou fazer o piso a cozinha e os banheiros aqui de casa com este material!

    Um super beijo

    www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ione,
    o cimento queimado é lindo mesmo. Você teria o contato de mão de obra ou alguém que trabalhe com assentamento en cimento queimado aqui em Brasília?
    Obrigada!

    Carla
    Carla.borges@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ione, você teria o contato de mão de obra ou de alguém que trabalhe com assentamento em cimento queimado aqui em Brasília?
    Obrigada!

    Carla
    carla.borges@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ione,
    Sou da opinião da Carla gosto do rústico e ecológico,
    mas não conheço nínguem que faça cimento queimado ou tecnocimento, você poderia me dizer onde encontro profissionais para tal aplicação?

    Muito grata
    geilsabizarra@globo.com

    ResponderExcluir
  7. Também gostaria de saber de profissionais em brasilia que trabalhem com o tecnocimento.
    Maria, 29/03/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a todos que perguntaram onde encontrar mão de obra para a execução: o Tecnocimento através da NSBRASIL tem representantes em várias cidades inclusive Brasilia. Veja o link: http://www.nsbrasil.com.br/

      Excluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada