Oscar Niemeyer



O portal de arquitetura norte-americano ArchDaily realizou uma pesquisa sobre o número de fãs que “curtem” as páginas de arquitetos e de escritórios de arquitetura.

Não que eu ache que isso realmente faça diferença, mas pesquisas assim alimentam as estatísticas que de alguma maneira devem ser importantes senão não seriam feitas. Então o ranking das melhores escolas de arquitetura no mundo, as cidades mais caras do mundo, as cidades com melhor design do mundo, as melhores empresas de arquitetura, etc. e agora existe um ranking de fãs de escritórios de arquitetura no Facebook, rede social que mais cresce no mundo?

Voce sabia que Oscar Niemeyer ocupa o primeiro lugar desse ranking?

O que você acha que seria o fator definitivo dessa popularidade? Serão as características de seu trabalho, sua competência como arquiteto ou o que?

Será que ele, do alto de seus 103 anos sabe que é líder entre as páginas de arquitetos do mundo no Facebook?

Lista do ranking com o número de fãs:
1. Oscar Niemeyer / 228,850
2. Zaha Hadid / 216,231
3. Renzo Piano / 145,662
4. Santiago Calatrava / 143,821
5. Tadao Ando / 56,584
6. Peter Zumthor / 50,660
7. Herzog & de Meuron / 34,949
8. Jean Nouvel / 33,728
9. ALT arquitectura + obra / 29,381
10. OMA – Rem Koolhaas / 27,561
11. Bunker Arquitectura / 20,512
12. SANAA – Sejima & Nishizawa / 17,681
13. A-cero (Joaquín Torres) / 16,392
14. Toyo Ito / 15,500
15. Norman Foster / 13,012
16. Alvaro Siza / 11,431
17. BIG – Bjarke Ingels Group / 9,360
18. Daniel Libeskind / 8,762
19. Peter Eisenman / 7,743
20. Richard Rogers / 7,703

Comentários

  1. Na minha opinião, conceitualmente ele pode ser um ótimo arquiteto, mas na prática, suas obras mostram um grande compromisso com as formas e um total descaso com os aspectos práticos e funcionais das edificações. Quando muito atendem às exigências do bombeiro e normas de projeto.
    Todas os edifícios projetados por ele possuem sérios problemas de planejamento e dimensionamento. Algumas soluções adotadas para incidência solar e águas pluviais, não só não funcionam ou foram executadas da forma errada, por falta de detalhamento em projeto, como pioram o problema de forma a inviabilizar qualquer paleativo barato.
    A sustentabilidade não foi levada em consideração em seus projetos, e para adequa-los o custo é altíssimo, principalmente porque a eficiência energética das edificações é extremamente baixa.

    ResponderExcluir
  2. É inegável sua contribuição para a arquitetura mundial e brasileira. Analizando friamente sua obra, eu concordo com a pessoa que deixou o outro comentário. Estudei em Niterói, convivi com o Mac, com o interminável Caminho Niemeyer... A arquitetura produzida é belíssima, monumental, escultural - mas falta realmente unir tudo isso a conforto ambiental principalmente. O Caminho Niemeyer por exemplo é uma grande praça de concreto, sem uma única árvore, em um dos lugares mais quentes da cidade - fora isso em nada se conecta à cidade construída existente. De toda sua obra, destaco a capela de papulha, pela simplicidade e beleza. E confesso que fico impressionado com os seus 103 anos...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os dois Filipe e Felipe... Sem querer aqui fazer críticas ao arquiteto, nem poderia, ele é o mestre,mas como todo mundo da escola de Brasília, não posso ficar alheia à obra de Niemeyer. É um grande arquiteto, sem dúvida, marcou época e talvez por causa disso a popularidade na pesquisa. Fico muito impresssionada com a forma das obras "de arte", porque não resta dúvida que se trata realmente de grades "obras de arte", esculturais, com certeza. Mas conhecemos os problemas relacionados com o conforto em várias elas. Quem aqui não conhece os problemas do Minhocão da Unb, do moderníssimo Museu de Arte de Brasilia, e até mesmo da própria catedral de Brasília. Obra belíssima, por sinal é uma das minhas preferidas junto com a Igreja da Pampulha já citada. Mas quem pode negar que é impossivel assistir uma missa ali em pleno dia com a insolação da capital federal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada