Lareiras ecológicas

Atendendo a pedidos, falaremos um pouco a respeito de lareiras ecológicas.

Lareira é realmente uma idéia antiga que persiste até hoje. Realmente aqui em Brasília não temos muita necessidade desse acessório em casa, mas com certeza no sul do país ela deixa de ser luxo para ser necessidade. Afinal não há nada que substitua tão bem o fogo num determinado ponto da casa para aquecer todo o ambiente além de poder ser utilizada ainda como um belo ponto de decoração e atração. Aliás, é de se admirar que a maioria das edificações do sul do Brasil ainda não tem isolamento térmico eficiente para os dias de inverno rigorosos.

Entretanto há um ponto que devemos avaliar: atualmente aquecimento e ambientação são tecnologias separadas. Se você quer uma chama romântica flamejando numa lareira voce pode utilizar algumas das opções de lareiras ecológicas do mercado. Por outro lado se você precisa de aquecimento você tem muitas outras maneiras de conseguir até mesmo sem utilizar lareiras utilizando o calor radiante de um forno ou de pedras aquecidas (Pellets).

As lareiras convencionais são geralmente alimentadas por madeira. Apesar da madeira ser um recurso renovável nem sempre é obtida por meio legal ou ambientalmente amigável. É importante utilizar sempre a madeira de reflorestamento ou reciclada que não contenha parafina ou qualquer outra resina derivada do petróleo cujas toxinas vão ser jogadas no ar através da queima .

As lareiras conscientes com o meio ambiente são as que utilizam combustível limpo para a queima, que não polui nem produz fumaça como, por exemplo, o etanol em gel. Ainda podem ser consideradas ecológicas entre as lareiras que produzem chama, as alimentadas por biogas e as elétricas.
Fonte: Greenlivingideas

Aqui no Brasil já temos várias marcas importadas chegando ao país, mas os preços são realmente astronômicos. Temos também empresas brasileiras produzindo lareiras ecológicas como a Artfire do Parana. Se você conhece outras opções brasileiras para lareiras ecológicas faça seu comentário e compartilhe conosco.
Imagens:Inhabitat

Comentários

  1. Olá Ione, estou de mudança para o sul de minas, região de montanhas e que tem um inverno bastante rigoroso, aquecer a casa é necessário, até fiz uma postagem narrando o meu dilema...estou pesquisando uma maneira menos agressiva para aquecer a minha casa, muito obrigada pelas informações!

    Um grande beijo

    www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada