O jeans nosso de cada dia

O jeans tem se perpetuado por gerações como um tecido resistente, bonito e que tem a adesão de todos. Quem não tem uma calça jeans no armário hoje? E o que você faz com sua calça jeans quando ela já está tão rasgada que não dá mais pra usar ou quando ela não serve mais? Da pra alguém aproveitar, vira pano de chão ou simplesmente joga no lixo?

Considere que o jeans pode ser reciclado em diversos itens como bolsas, novos jeans, e até mesmo para a construção civil. Não sabia?

Além das mantas de fibra de coco (que já falamos aqui) e de polímeros, o tecido pode ser também reciclado para uma forma mais sustentável de isolamento térmico e acústico em substituição a perigosa fibra de vidro. Sua calça jeans é composta 100% de algodão que quando desfiado até voltar ao estado natural da fibra pode depois ser transformado em mantas. O processo inclui um banho em produtos químicos não cancerígenos, livres de formaldeídos ou de resinas que o tornam mais resistentes ao fogo, a insetos e ainda um ativo que evita o mofo. A Levi's de São Francisco foi uma das pioneiras nas pesquisas com este material que estão sendo feitas desde 2006, indicando um desempenho térmico muito bom do material e um desempenho acústico 30% melhor do que a fibra de vidro.

Imagem: Inhabitat.com
Imagem: bluetogreen.org
Essa solução já foi utilizada em 2008 por Renzo Piano no projeto da Academia de Ciencias da California no Golden Gate Park de São Francisco onde foram utilizadas 200.000 calças jeans recicladas. De acordo com o programa americano “Blue to Green”, 1.300 calças jeans recicladas poupam o ambiente de 1 tonelada de resíduo.

O Brasil possui muitas fábricas de jeans que de acordo com a nova Lei de Resíduos Sólidos terão que se preocupar com o retorno do produto fabricado. As coletas de jeans para os fins de reciclagem deverão ser incrementadas em diversos pontos. Mesmo sabendo que as novas tecnologias demoram muito pra chegar ao Brasil, esperamos que a busca crescente por esses produtos ambientalmente corretos impulsione as mudanças.
Fonte: inhabitat.com; cottonfrombluetogreen.org

Comentários

  1. Gostei desta informação, já tenho conhecimento deste material desde setembro de 2011 e gostaria de comentar o magnífico trabalho realizado nos EUA pela "Cotton. From Blue to Green,org." que ajudou na coleta de calças jeans para utilizar como matéria prima reciclada para isolamento termo-acústico na reconstrução de residências para as vítimas do "Katrina".Corrija: arq. Renzo Piano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada