Jardins Verticais

As plantas são mais uma paixão na minha vida. Adoro ter muitas plantas pela casa e estou sempre buscando uma forma e oportunidade de inserir o verde num projeto. Além de embelezar ainda proporciona um micro clima mais ameno trazendo mais umidade, principalmente em cidades secas como Brasília.

Uma das boas opções são os jardins verticais. Não precisa de grandes espaços e pode ser implementado mesmo em apartamentos onde não dispomos de muito espaço. Sempre há uma forma de poder fazê-lo, para isso nos valemos de várias opções e sugestões.

É possível, mesmo com pouco recurso, utilizarmos a idéia dos jardins verticais para ter temperos sempre à mão ou trazer o verde e o colorido das flores pra dentro de casa através de uma janela, uma varanda ou algum pedaço de muro sem uso.

Para receber as plantas podem ser utilizadas placas de fibra vegetal (coco por exemplo), vasos ou cachepôs e ainda garrafas pet ou recipientes recicláveis. É muito importante a escolha do local, sombra ou ensolarado que vai determinar a escolha das espécies apropriadas.

Não se esqueça de pensar numa forma de molhar as plantas. Para projetos novos o ideal é prever algum sistema de gotejamento com encanamentos já embutidos. Se isso não for possível, em ultimo caso a rega manual nunca está descartada. A drenagem da terra dos vasos, o preparo do solo e o cuidado com as pragas também são primordiais para que, em pouco tempo se possa desfrutar do encanto das plantas. Veja alguns exemplos:

Jardim Vertical com tela de ferro
 Imagem INSITU

Um painel de madeira tipo treliça vertical com vasos iguais abrigando espécies perenes como chifre de veado, orquídeas e chuva de ouro. Exige local sombreado. Projeto da arquiteta e paisagista Juliana Freitas
Imagem Casa e Jardim


Mesmo pequena, a varanda tem espaço para as poltronas de madeira de demolição e o vaso de granilite com pândano, da Paula Magaldi Paisagismo. O painel com orquídeas chuva-de-ouro aumenta a presença de plantas na área de 7,70 m².
Imagem Casa e Jardim

Uma coleção de vazinhos com tipos e espécies diferentes de planta presos através de ganchos numa treliça de madeira
Imagem Casa e Jarim

A idéia de Marcelo Rosenbaum aproveitando garrafas pet recortadas e penduradas por cordinhas de nylon.

Comentários

  1. Boas soluções para lugares apertados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ione!!! Adoro jardins verticais!!! Uma pena que eu seja meio "assassina de plantinhas indefesas..". Mas agora entrei na onda das suculentas!! São as únicas que resistem ao meu jeitinho tosco de cuidá-las...rsss. Já tenho ttrês que estão lá, firmes e fortes!!!
    Beijão Ione, bom fim de semana!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ione...bem eu sou suspeita por que AMOOOOO tudo que é relacionado a plantas,flores e jardins.
    Esses jardins verticais e de vários tamanhos são maravilhosos...podem ser grandes ou pequenos,podem ter plantas,flores entre outros.Só sei que tem opção para todos que curtem isso,não há desculpa de ter uma sacada onde não pega sol ou pouco espaço....parabéns pelas imagens...amei seu blog!!!!
    http://elindodeviver.blogspot.com
    beijusssss

    ResponderExcluir
  4. olá Ione, os jardins verticais está tomando conta do mundo. Realmente virou uma mania e que mania boa.
    Numa das fotos de jardim vertical que voce apresenta encontrei os vasos de fibra de coco da COQUIM numa treliça de madeira, criação da paisagista Juliana Freitas. Foi muito feliz na idéia. Parabéns pela seleção de fotos com muitas sujestões variadas. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. olá, Ione, houve um erro de digitação no ultimo comentario enviado. Por favor, corrigir:
    "os painéis verticais estão " e não está.
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,
    Nos seus dois ultimos posts, não aparece o lugarzinho para a gente comentar...dê uma olhada nisso.
    Morri de saudadee...estive no Meliá Cancun....tenho mil fotos desse jardim.
    Bjus
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  7. Olá Ione!
    Gostei da ideia das garrafas pet, mas como faço para aguar as mudas ,pois gostaria de colocar em uma parede dentro de casa e não quero que a casa molhe. obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá Ione
    Gostei da ideia das garrafas pet. Gostaria de colocar em uma parede dentro da minha cozinha, mas como vou aguá-las, pois não quero fazer furinhos como nos vasinhos.Será que dá certo jogar água sem os furos? Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada