Telhas Solares

Se você gostaria de utilizar painéis de captação solar, mas a estética do seu telhado não permite ou pelo próprio desenho ou por ser em uma área histórica saiba que já existem painéis em formato de telhas de cerâmica que ficam meio “camuflados”.





Imagens: Go-Green

A empresa americana SRS Energy em parceria com US Tile não somente investiu no desenvolvimento de tecnologia fotovoltaica, como inovou . A novidade foi apresentada na Convenção Nacional do Instituto de Arquitetos Americano em 2009 em San Francisco.

A placa, chamada de Telha Solé de Energia, possui as mesmas qualidades e é utilizada da mesma maneira que as placas tradicionais. A telha é feita de um polímero de peso reduzido com células solares flexíveis produzidas pela Uni-SOLAR . O seu diferencial é basicamente no formato, que segue as ondulações de um telhado de cerâmica, só que ao invés da cor do barro a placa é azul.

Foram desenhadas para captar e converter a luz solar em eletricidade sem comprometer a estética, oferecendo um produto com aparência sofisticada. Além da proteção de um telhado comum ainda a vantagem da economia de energia elétrica e do valor ambiental agregado.

As telhas Solé levam menos tempo que os painéis solares convencionais para gerar a quantidade de energia necessária para produzi-los. Numa pequena área de telhado a energia já pode ser compensada. Além disso a tecnologia não usa cadmium nem é tóxica.

De acordo com a SRS a tecnologia que utiliza um delgado filme solar gera mais energia que os produtos usados atualmente e pode ser instalado da maneira tradicional apesar de exigir sempre mão de obra autorizada pela empresa.

As telhas ainda não são comercializadas no Brasil, mas já são usadas pelos americanos. Além de serem “fashion” elas também são muito resistentes, feitas de polímero de alta performance um material leve, inquebrável e reciclável.

Fonte: Go-Green, Clean Technica, Uni Solar - Tradução Ione

Comentários

  1. Ótimo post!
    Com essa tecnologia, pelo visto, não é necessário colocar a telha e depois as placas por cima, gerando mais uma economia.
    Tomara que chegue logo ao Brasil num preço não proibitivo, o que é o mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. This is very fascinating, You are a very skilled blogger.
    I've joined your feed and stay up for searching for extra
    of your fantastic post. Additionally, I have shared
    your web site in my social networks

    Here is my homepage - vinyl flooring

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada