Drywall

O gesso acartonado ou Drywall é um material utilizado na construção civil já há muito tempo na Europa e Estados Unidos. Com a instalação dos grandes fabricantes (Lafarge, Knauf) no Brasil essa técnica tem tido maior destaque também aqui nos últimos anos devido à grande versatilidade, facilidade e rapidez de instalação.

As placas de gesso forradas de papelão fixadas em perfis de aço galvanizado podem ser utilizadas em quase tudo e de diversas maneiras como em paredes, forros, revestimentos e até para mobiliários, prateleiras, nichos, closets, etc. A instalação também é rápida e limpa. Gera apenas cerca de 5% de entulho reduzindo, portanto o desperdício.

A restrição apenas é que não seja utilizado em paredes estruturais. Em paredes comuns, residenciais ou comerciais o drywall leva muita vantagem em relação à alvenaria porque permite modificação rápida de layouts. Por esse motivo tem sido preferido para dividir espaços em escritórios e prédios residenciais.

Por serem mais estreitas que as de alvenaria, as paredes de drywall permitem um melhor aproveitamento do espaço com ganho de cerca de 5% de área.

Outra vantagem é que esse material permite a instalação dos sistemas de iluminação, telefonia e hidráulica na parte interna de sua estrutura durante a fase de montagem evitando a quebradeira de alvenaria para esse fim. Além disso, colocando lã mineral ou de fibra de coco na parte interna do drywall pode-se tornar a parede mais acústica evitando as vibrações e o vazamento dos sons.

O único quesito que o drywall sai perdendo em relação ao uso da parede de alvenaria é o custo. Enquanto uma parede normal custa em torno de R$20 o m², o drywall instalado custa em média R$ 35. O custo beneficio entretanto compensa pelas outras vantagens que já citamos.

Existem alguns mitos que ainda persistem acerca desse material mas que podemos desfazer:

Uso em áreas molhadas: o drywall pode ser usado em banheiros, inclusive no próprio box. Para esses casos devem ser utilizadas as chapas verdes (RU Resistentes à Umidade) que possuem elementos hidrofugantes (repelem a água). O cuidado é na escolha do revestimento. O ideal no caso de box, é que se faça um tratamento com manta asfáltica no encontro entre o piso e as paredes, para evitar que a água mine entre as juntas. Depois disso as placas de Drywall podem receber acabamentos em cerâmica, pastilhas, mármore, granito, pintura entre outros. O rejunte pode ser o mesmo aplicado em paredes de alvenaria.

Uso em paredes externas: nesse caso devem ser utilizadas as chapas cimentícias com perfis estruturais.

Fixação de cargas: é possível sim fixar objetos dos mais variados pesos em paredes de drywall. Mas é necessário tomar alguns cuidados. Para furar a parede, indica-se a utilização de brocas específicas e de buchas especiais basculantes de plástico ou metálica, que se abrem pelo lado de dentro e resistem até 30kg. Nos locais em que serão fixados objetos pesados (como armários de cozinha, quadros, tevês, espelhos com moldura de ferro), é providencial criar um reforço com barrotes de madeira ou chapas metálicas internas.



Uso em curvas: um dos pontos positivos do drywall é a obtenção de formas diferenciadas nos projetos. O material permite que arquitetos e designers façam recortes, curvas e outras intervenções ousadas.

Fonte: Portal Casa e Cia, Knauf

Projeto Arq. Elisa Gontijo

Projeto Arq. Adriana Lima
Projeto Arq. João Carlos

Paredes em curva

Comentários

  1. Oie
    Eu que trabalho com construção, já tenho sentido uma tendencia crescente par o Dry Wall. Muito legal
    Bjus
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  2. Ione,que legal esse post,faz tempo que queria entender mais sobre o drywall que já é tendência e uma ótima alternativa em reformas e mudanças de comodos!!!bjus grandes

    ResponderExcluir
  3. Ione, que delicia de materia sobre Drywall. Trabalho no Marketing da Isoline Sistemas Termo Acústicos de Campinas e somos especialistas também em Drywall. Temos feito excelente projetos tanto em industrias, comercio e residências, e é sucesso absoluto! Principalmente pelas caracteristicas de isolamento térmico e acústico que o Drywall proporciona. Muito sucesso para você e conte conosco no que precisar. Já divulguei seu blog no nosso Twitter e no Facebook. Segue endereço do nosso blog também: http://www.isoline.com.br/blog/
    Você não está nas redes sociais? Se preciar de ajuda ou orientação no seu Marketing Digital Conte comigo
    guto.rotary@gmail.com (msn)

    ResponderExcluir
  4. Legal, gostei bastante dessas informações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada