Cimento Transparente

Visitantes da World Expo de 2010 em Shangai notaram que as paredes externas do pavilhão italiano eram diferentes. Apesar de solidas e parecerem concreto, a luz passava através delas permitindo economizar energia.

O grupo italiano Italcementi desenvolveu especificamente para o pavilhão, a marca i-light de cimento transparente com uma substancia que fica no limiar entre parede e janela. O método exato de fabricação, claro, não foi divulgado mas disseram que a mistura envolve argamassa e algum polímero termoplástico inserido num painel com furos de 2 a 3 mm por onde passa a luz natural.

De acordo com o número de furos por m² pode-se obter transparência de 20% ou de 10% (semi-transparente). À distância, a impressão é a de uma parede de concreto tradicional. O efeito transparente é mais evidente à noite, visto do exterior. Durante o dia é possível perceber a variação da intensidade de luz natural que ocorre naturalmente.

O material permite que sejam erguidas fachadas de prédios que deixam a luz natural entrar, sem comprometer a estrutura do imóvel.

Atualmente a tecnologia só foi aplicada no pavilhão da Exposição, mas o próximo prédio ja está definido: será o da embaixada italiana em Bangcoc, na Tailândia, cuja inauguração está prevista para este mês.
Fonte: Revista Veja, Italcementigroup







Comentários

  1. Ione! Gostei do projeto, desses rasgos de luz. Muito bonito. Obrigado pela presenca no meu blog e pelos parabens! Apareca sempre... um abraco!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada