Sustentabilidade urbana

Com o crescimento das cidades, a preocupação atual é a questão de como crescer e modernizar sem prejudicar o meio ambiente.

A resposta para essa discussão, sem dúvida, é a Sustentabilidade Urbana que seria a forma de proporcionar o crescimento urbano necessário no presente levando em conta os impactos que esse crescimento impõe aos recursos limitados do futuro.

O desafio não está apenas na gestão do meio ambiente urbano, mas também, de assegurar condições de vida digna à população, para que parcelas da sociedade não sejam excluídas do processo de desenvolvimento das cidades.

Para manter a organização de uma cidade há que se obter elevada quantidade de recursos em forma de matérias primas, objetos e artefatos. Por outro lado, a maneira como esses recursos chegam, se transformam ou são consumidos, geram uma grande quantidade de resíduos que não podem ser mantidos na cidade e tem que ser colocado em outros locais provocando um novo impacto.

Mas reduzir a pressão sobre o ambiente não quer dizer reduzir a complexidade urbana, simplificar a cidade e comprometer o futuro. O aumento da complexidade ao contrário, supõe também um aumento das funções urbanas que lhe proporcionam estabilidade.

“Conseguir que um modelo urbano que incorpore um aumento da organização urbana e ao mesmo tempo, uma redução da pressão sobre o ambiente, supõe solucionar a equação da sustentabilidade”. (Câmara Municipal Bragança-PT)

São muitos os estudos a esse respeito. Todos eles citam o envolvimento das diversas esferas da sociedade, desde a gestão pública até, e principalmente, da população. A participação coletiva é importantíssima nas fases de implementação e de monitoramento.

Em meio a esse processo é de extrema importância o uso da Arquitetura Sustentável que se baseia no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais da atualidade, sem renunciar à moderna tecnologia e atendendo as necessidades de seus usuários.

Fazendo uso de elementos de origem natural e garantindo um aproveitamento racional dos recursos necessários, a arquitetura sustentável junto à sustentabilidade urbana dão garantia de um planeta mais sadio para a humanidade.

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” Gandhi, Mohandas
Fonte: Ecologia Urbana, ESMPU-Solange Teles da Silva

Comentários

  1. Pra mim, sustentabilidade, cidade e padrão de vida que levamos hoje são coisas que não tem como andar juntas.
    Fico imaginando se com todas as propostas e tecnologia hoje disponível, se fosse totalmente aplicado, seria possível?
    Acredito que o modelo de cidade não é sustentável. São muitos "SEs"

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso mais um plano diretoe, né Ione??
    Bjus
    Paula Kasas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada