Drywall
O gesso acartonado ou Drywall é um material utilizado na construção civil já há muito tempo na Europa e Estados Unidos. Com a instalação dos grandes fabricantes (Lafarge, Knauf) no Brasil essa técnica tem tido maior destaque também aqui nos últimos anos devido à grande versatilidade, facilidade e rapidez de instalação.
As placas de gesso forradas de papelão fixadas em perfis de aço galvanizado podem ser utilizadas em quase tudo e de diversas maneiras como em paredes, forros, revestimentos e até para mobiliários, prateleiras, nichos, closets, etc. A instalação também é rápida e limpa. Gera apenas cerca de 5% de entulho reduzindo, portanto o desperdício.
A restrição apenas é que não seja utilizado em paredes estruturais. Em paredes comuns, residenciais ou comerciais o drywall leva muita vantagem em relação à alvenaria porque permite modificação rápida de layouts. Por esse motivo tem sido preferido para dividir espaços em escritórios e prédios residenciais.
Por serem mais estreitas que as de alvenaria, as paredes de drywall permitem um melhor aproveitamento do espaço com ganho de cerca de 5% de área.
Outra vantagem é que esse material permite a instalação dos sistemas de iluminação, telefonia e hidráulica na parte interna de sua estrutura durante a fase de montagem evitando a quebradeira de alvenaria para esse fim. Além disso, colocando lã mineral ou de fibra de coco na parte interna do drywall pode-se tornar a parede mais acústica evitando as vibrações e o vazamento dos sons.
O único quesito que o drywall sai perdendo em relação ao uso da parede de alvenaria é o custo. Enquanto uma parede normal custa em torno de R$20 o m², o drywall instalado custa em média R$ 35. O custo beneficio entretanto compensa pelas outras vantagens que já citamos.
Existem alguns mitos que ainda persistem acerca desse material mas que podemos desfazer:
Uso em áreas molhadas: o drywall pode ser usado em banheiros, inclusive no próprio box. Para esses casos devem ser utilizadas as chapas verdes (RU Resistentes à Umidade) que possuem elementos hidrofugantes (repelem a água). O cuidado é na escolha do revestimento. O ideal no caso de box, é que se faça um tratamento com manta asfáltica no encontro entre o piso e as paredes, para evitar que a água mine entre as juntas. Depois disso as placas de Drywall podem receber acabamentos em cerâmica, pastilhas, mármore, granito, pintura entre outros. O rejunte pode ser o mesmo aplicado em paredes de alvenaria.
Uso em paredes externas: nesse caso devem ser utilizadas as chapas cimentícias com perfis estruturais.
Fixação de cargas: é possível sim fixar objetos dos mais variados pesos em paredes de drywall. Mas é necessário tomar alguns cuidados. Para furar a parede, indica-se a utilização de brocas específicas e de buchas especiais basculantes de plástico ou metálica, que se abrem pelo lado de dentro e resistem até 30kg. Nos locais em que serão fixados objetos pesados (como armários de cozinha, quadros, tevês, espelhos com moldura de ferro), é providencial criar um reforço com barrotes de madeira ou chapas metálicas internas.
Uso em curvas: um dos pontos positivos do drywall é a obtenção de formas diferenciadas nos projetos. O material permite que arquitetos e designers façam recortes, curvas e outras intervenções ousadas.
Fonte: Portal Casa e Cia, Knauf
Projeto Arq. Elisa Gontijo |
Projeto Arq. Adriana Lima |
Projeto Arq. João Carlos |
Paredes em curva |
Oie
ResponderExcluirEu que trabalho com construção, já tenho sentido uma tendencia crescente par o Dry Wall. Muito legal
Bjus
Paula Kasas
Ione,que legal esse post,faz tempo que queria entender mais sobre o drywall que já é tendência e uma ótima alternativa em reformas e mudanças de comodos!!!bjus grandes
ResponderExcluirIone, que delicia de materia sobre Drywall. Trabalho no Marketing da Isoline Sistemas Termo Acústicos de Campinas e somos especialistas também em Drywall. Temos feito excelente projetos tanto em industrias, comercio e residências, e é sucesso absoluto! Principalmente pelas caracteristicas de isolamento térmico e acústico que o Drywall proporciona. Muito sucesso para você e conte conosco no que precisar. Já divulguei seu blog no nosso Twitter e no Facebook. Segue endereço do nosso blog também: http://www.isoline.com.br/blog/
ResponderExcluirVocê não está nas redes sociais? Se preciar de ajuda ou orientação no seu Marketing Digital Conte comigo
guto.rotary@gmail.com (msn)
Legal, gostei bastante dessas informações.
ResponderExcluir