Granito, Porcelanato ou pedra artificial? - Parte 1

O que devemos considerar na utilização do granito, porcelanato ou das pedras artificiais?
Geralmente as pessoas ficam em dúvida entre qual material seria mais adequado para utilizar na sala, cozinha ou banheiro. Tem gente que não gosta de porcelanato no piso da sala, acha que fica com cara de cozinha. Tem gente que gosta de granito no piso da cozinha.
Enfim, como temos muitas opções, o melhor caminho é pesquisar a característica de cada material e ver aquele que se adequa melhor à aplicação que queremos fazer.

Para responder a essas perguntas vou dividir o assunto em 3 post diferentes, desta forma o texto não fica tão longo e cansativo. Hoje, falamos sobre granito, em seguida sobre a pedra artificial e depois sobre porcelanato.

O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorre o resfriamento e a solidificação. Portanto é uma pedra natural formada por minerais como o quartzo transparente, o feldspato (principal responsável pela cor do granito) e a biotita escura. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.

O granito é mais duro que o mármore e não possui tantos veios. A olho nu podemos distinguir um do outro porque os mármores geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), que é comum em quase 100% dos granitos.

Basicamente o granito pode ser utilizado em qualquer lugar: piso de áreas externas ou internas, parede, bancadas, mobiliário, prateleiras, etc. Possui uma ampla variedade de cores que varia de acordo com o local de onde é extraído. Além disso o granito pode ter também vários tipos de acabamentos de acordo com o uso:
Levigado ( lixado para ficar liso e opaco),
Lustrado (com produtos químicos),
Apicoado (martelado para ficar antiderrapante),
Flameado (queimado pra ficar com aspecto rugoso e ondulado),
Bruto (sem acabamento),
Cristalizado (com uma película protetora),
Jateado (à base de jato de areia, sem brilho),
Polido (lustrado e brilhante),
Resinado ( com aplicação de resina liquida muito brilhante).

Mas há alguns cuidados e aspectos que temos que considerar na escolha do granito.

Como o granito é uma pedra natural porosa, a limpeza deve ser feita apenas com água, detergente neutro ou apenas um pano úmido. Produtos oleosos, água sanitária, ácidos ou produtos corrosivos devem ser evitados porque podem ser absorvidos e manchar as peças de maneira definitiva.

Para proteção, alguns produtos impermeabilizantes hidro-óleo repelentes podem ser aplicados sob as pedras e nas laterais antes do assentamento.

Cuidado também com as ceras: com o tempo, após várias aplicações, ela preenche os poros e passará a absorver a sujeira, fazendo com que o granito perca seu brilho natural.

No caso de bancadas: o granito possui boa resistência a riscos, mas o corte freqüente das facas podem fazer marcas na superfície. Além dos ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos, o granito pode também manchar com vinho ou limão. A água parada sobre ele na pia também pode causar manchas escuras devido à infiltração, mas nesse caso a mancha desaparece com o tempo.

Para o assentamento de peças de granito para piso é necessário ter um espaço maior de assentamento, cerca de 5 cm para se estabelecer o nível adequado de massa, pois granitos e mármores apresentam variações de espessura.

Fonte: CasaAbril, Piso de Granito



Comentários

  1. Oi Ione,
    Quando vem clientes aqui na loja querendo colocar granito como piso de cozinha, eu falo que primeiro tem que ter o plano de saúde bem reforçado com a parte de ortopedia. E, se tiver idosos em casa, tb providenciar ma cadeira de rodas. Rs
    Lisos demais para áreas molhadas
    Bjua
    Paula KAsas

    ResponderExcluir
  2. Olá Ione! Primeira vez aqui. Gostei e estou seguindo. Gostei das informações. Quero voltar mais vezes para ver as novidades...

    ResponderExcluir
  3. Oi Ione!!! Adorei o post!!! Agora uma culturinha inútil: sabia que o granito mancha se deixarmos pingar o soro do leite? Doido né? Mas isso vale mais para aquelas pessoas que gostam de fazer coalhada seca em casa (por causa daquele processo de deixar a coalhada desifratando no pano). Tenha um ótimo fim de semana Ione!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  4. Qual o nome da cor desse granito da bancada da cozinha na foto 3?

    ResponderExcluir
  5. ola,gostaria de saber qual a cor do granito da foto 1?

    ResponderExcluir
  6. Olá, para uma sala de 2 ambientes (jantar e estra) com cerca de 40 metros quadrados, o que seria mais indicado: granito ou porcelanato? O porcelanato requer mais cuidados na limpeza, além disso pode manchar ou riscar, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre essas duas opções eu recomendaria o porcelanato. Veja o post sobre o porcelanato na sequencia das publicações. É mais impermeável e não tem problemas quanto à limpeza não. Essa informação não procede. Correto que há padrões onde a sujeira aparece mais, mas é questão de escolha. O porcelanato ainda tem a opção do fosco que é menos escorregadio.

      Excluir
  7. Olá, me tira uma dúvida, referente a foto da pia, ela me pareceu que toda a área é seca, e sem aquele beiral frontal que evita escorrer a agua, é isso mesmo? aguardo confirmação, e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nessa foto em especial não tem a depressão de área molhada.

      Excluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada