Edifícios que respiram

Imagem Eurekalert
Arquitetos, matemáticos, cientistas e biólogos da Universidade da Pennsylvania através do Sabin+Jones LabStudio estão pesquisado inovações inspiradas na pele humana para uma nova geração de edifícios que utilizam uma “pele” para se adaptar às mudanças do ambiente e aumentar a eficiência energética.

O objetivo da pesquisa é explorar as possibilidades da célula humana, sua flexibilidade e habilidade de fazer trocas com o ambiente e como isso poderia ser adaptado ao edifício de maneira a regular a temperatura interna de acordo com o ambiente externo, gerando conforto e minimizando a necessidade por energia.

Isso está sendo feito através de análises em escala nano e micro, algoritmos computacionais que medem e visualizam em tempo real como as células interagem e se modificam geometricamente. A partir daí, como adaptar essas formas a tecidos artificiais (desenho bio-mimético) que com gasto mínimo de energia possam recobrir todo um edifício de maneira a responder automaticamente aos fatores ambientais, como temperatura externa, umidade, radiação solar e luz. Como se fosse um ser vivo.

A esperança é desenvolver novos materiais de construção com sensores que possam ser integrados à envoltória do edifício tirando partido disso para a arquitetura.

A proposta é única e representa a vanguarda de um modelo de projeto sustentável via a fusão de várias disciplinas que devem trabalhar na direção de um único objetivo que alia ciência e tecnologia.
Maiores detalhes da pesquisa para quem tiver curiosidade podem ser observados no site do Laboratório Sabin+Jones

Fonte: Eurekalert


Imagem Sabin+Jones
 

Comentários

  1. Puxa Ione...
    Eu vi essa materia..muito legal...e haja estudo para isso!
    Bjus
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  2. Ione! Isso é muito inovador! Juro, as vezes fico pensando como as pessoas conseguem pesquisar isso! Tem horas que eu me acho um inutil no mundo, sabendo que tem gente fazendo este tipo de pesquisa! Vamos aguardar... Imagina se começam a surgir edificios peludos? rs. Eu começo a viajar... Minha imaginação é terrivel!! ...Melhor parar aqui!!! Grande abraço!!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoraria saber sua opinião a respeito.
Seu comentário será muito apreciado.

Postagens mais visitadas deste blog

Revestimento de salas de aula

O que é, o que não é reciclavel

Telha Metálica Gravilhada